x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.940

Dúvidas de Dívidas do INSS

Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 01:53

Eu tenho uma dúvida, alguém desse forum sabe me dizer se uma empresa com dívida com INSS sobre o não recolhimento de INSS dos empregados pode caducar, ou seja a empresa ficar livre dessa divida, estou pegando uma empresa que tem 09 funcionários e uma divida aproximadamente de R$ 220.000,00 mil reais que são o não recolhimento de varios anos o dono da empresa foi um dia e fez o levantamento são recolhimentos desde mais ou menos de 1997 para cá e eu falei num primeiro momento que essa divida não caduca então ele ficou um pouco assustado por o valor é muito alto mas não tenho a certeza e então fui procurar uma advogado e ele também levantou essa dívida e falou para mim que ela acaba depois de 05 anos e eu discordei dele porque o INSS tem tudo registrado e poderá cobrar isso judicialmente e ele falou que não e eu disse que sim então estou nesse impasse mas ainda não falei para o dono da empresa sobre a resposta do advogado pois quero ter a certeza da resposta porque é uma responsablidade muito grande nesse caso, se alguem puder me responder isso ficarei muito agradecido.

MARCELO ROCHA
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 09:17

NÂO.
INSS descontado do empregado não "caduca", pois não é contribuição da empresa, é repasse, ou seja, a empresa desconta dos empregados e repassa ao INSS. Para se ter uma noção, naum tem como nem parcelar esta dívida.
O não pagamento deste imposto sujeita a empresa a ação civil, a mesma de roubo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 22:26

Muito obrigado pela dica, agora vou orientar o meu cliente sobre o assunto e mandar ele procurar um advogado para ter maiores esclarecimentos e para ele não ficar prejudicado. Muito obrigado mesmo.

MARCELO ROCHA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade