x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.964

Dúvidas de Dívidas do INSS

Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 01:53

Eu tenho uma dúvida, alguém desse forum sabe me dizer se uma empresa com dívida com INSS sobre o não recolhimento de INSS dos empregados pode caducar, ou seja a empresa ficar livre dessa divida, estou pegando uma empresa que tem 09 funcionários e uma divida aproximadamente de R$ 220.000,00 mil reais que são o não recolhimento de varios anos o dono da empresa foi um dia e fez o levantamento são recolhimentos desde mais ou menos de 1997 para cá e eu falei num primeiro momento que essa divida não caduca então ele ficou um pouco assustado por o valor é muito alto mas não tenho a certeza e então fui procurar uma advogado e ele também levantou essa dívida e falou para mim que ela acaba depois de 05 anos e eu discordei dele porque o INSS tem tudo registrado e poderá cobrar isso judicialmente e ele falou que não e eu disse que sim então estou nesse impasse mas ainda não falei para o dono da empresa sobre a resposta do advogado pois quero ter a certeza da resposta porque é uma responsablidade muito grande nesse caso, se alguem puder me responder isso ficarei muito agradecido.

MARCELO ROCHA
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 09:17

NÂO.
INSS descontado do empregado não "caduca", pois não é contribuição da empresa, é repasse, ou seja, a empresa desconta dos empregados e repassa ao INSS. Para se ter uma noção, naum tem como nem parcelar esta dívida.
O não pagamento deste imposto sujeita a empresa a ação civil, a mesma de roubo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2007 | 22:26

Muito obrigado pela dica, agora vou orientar o meu cliente sobre o assunto e mandar ele procurar um advogado para ter maiores esclarecimentos e para ele não ficar prejudicado. Muito obrigado mesmo.

MARCELO ROCHA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies