x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 770

Exemplo de cálculo de aposentadoria

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 17:44

Boa tarde colegas. Se tem algo que nunca me atraiu foi tentar entender o cálculo da tal da aposentadoria. Pois bem, agora me surgiu um caso aqui e preciso de auxílio.
Uma determinada pessoa, com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, poderá se aposentar por tempo de contribuição. Ele tem um salário alto ( bem acima do teto) desde antes de 1994. Assim, digamos que a média dos 80% dos maiores salários é o teto, como faço o cálculo, usando o fator previdenciário? alguém consegue me mostrar detalhadamente esse cálculo? sinceramente, não sei nem como usar a tabela do FP. Obrigado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 18:29

Paulo,boa noite, voce deverá acessar o site do inss, https://www.inss.gov.br, depois vá ate a agencia eletronica:segurado, nela consta logo em baixo lista completa de serviços ao segurado, depois
a) calcule sua aposentadoria
b) simulação do beneficio

voce preencherá o quadro que no site consta desde julho/94 a março/2013, como voce menciona que sempre contribuiu com o teto, e so preencher todos os campos com um valor de R$ 5.000,00(exemplo) o proprio sistema do inss, irá considerar o salario de contribuição (teto) de cada mes, e o sistema apresentará o resultado já considerado o fator previdenciário, e também as 80% maiores contribuições, com a expectativa de vida, lembrando que é uma simulação, ok..
qualquer duvida estamos aí.

Narcisodo Carmo Salgado

Narcisodo Carmo Salgado

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 20:31

Paulo, boa noite,

O melhor é entrar no site indicado pelo carlos, dá um pouco de trabalho,voce vai primeiro no link para calcular o tempo, depois com estes dados, vai para o link calcule o valor do beneficio,
com esta idade provavelmente tera um redutor do beneificio aprx. em 27%.
Recentemente simulei um calculo para um empregado com 55 anos e sua média dos 80 maiores SC. deu R$ 3600,00 aplicando o redutor seu beneficios foi para R$ 2630,00.

Abraços,

Narciso Salgado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.