x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 619

Doença de funcionarioXdispensa

Juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 12:08

Tenho uma empresa que esta com o seguinte problema, o empregador decidiu dispensar um funcionario, e na data da dispensa descobruiu-se que ele esta com uma doença contagiosa, a empresa decidiu cancelar a demissao e providenciar o auxilio doença, mas o funcionario quer sair mesmo assim e nao aceitou o pedido do auxilio,me foi orientado nesse caso fazer o funcionario assinar um termo de responsabilidade isentando a empresa de qualquer problema futuro ja que o mesmo se nega a permanecer na empresa ou o auxilio. Preciso de uma ajuda para redigir esse termo, alguem pode me ajudar com isso???

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 12:40

Bom dia Juliana

A carta deve é feita pelo funcionário (a) escrita de próprio punho pedindo renúncia de seus direitos

Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 13:34

Juliana,

Eu cancelaria a dispensa. Se ele está doente terá que se tratar e provavelmente irá precisar do auxílio doença.
A doença foi detectada no exame demissional? Como vocês ficaram sabendo?

Infelizmente não podemos confiar nas pessoas, hoje ele escreve a carta abrindo mão dos direitos, amanhã ele pode entrar com uma ação falando que foi "coagido" a escrever a tal carta...

Se realmente for seguir com a dispensa, faça com amparo do sindicato do empregado, de forma que eles estejam cientes da vontade do empregado e possam resguardar a empresa de uma futura ação trabalhista,

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 13:42

Todo procedimento em relação ao funcionário deve ser documentado, a empresa deve consultar tbm o jurídico do sindicato do trabalhador.

Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 20:19

Então Vanessa, a empresa decidiu fazer o termino do contrato do funcionario e uns dias antes de vencer ele começou a faltar, a empresa entrou em contato e uns dias depois ele apareceu com um laude medico de tuberculose, mas veio decidido a assinar a rescisao mesmo tendo consciencia da doença, Tentamos conversar com ele mas ele nao quer mais trabalhar, diz que vai embora e quer o acerto dele, entao fomos orientados a fazer com que ele fizesse esse termo se responsabilizando pelo seu estado de saude.Mas meu medo é esse, que mesmo com esse termno ele venha a entrar na justiça, por isso pedi ajuda para fazer corretamente esse termo. mas obrigada pela orientação.

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 08:16

Complicado Juliana.

Mas, faça com anuência do sindicato, tudo documentado e assinado.
Sendo um término de contrato, acho que não terá tantos problemas...
O importante é sempre guardar respaldo para o futuro.

Vai dar tudo certo!

Abç

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade