x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 506

aposentadoria especial e comum

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 16:25

Uma pessoa trabalhou em local insalubre(ruido/calor) durante 20 anos, nesse caso teria direito a aposentadoria especial tendo 25 anos de contribuição, porem como disse trabalhou em local insalubre durante 20 anos e após isso abriu uma empresa em outro ramo e passo a contribuir como contribuite individual, como fica o calculo para a aposentadoria, 20 anos de contribuição em local insalubre e 03 como contribuinte individual, quanto tempo falta para a aposentadoria especial? obrigado!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 18:21

Boa noite, Rosana, ele tem que ligar no 135 (inss) e agendar para dar entrada na aposentadoria, mas antes deverá solicitar a empresa onde trabalhou em regime de insalubre e solicitar o PPP (perfil profissiografico previdenciário), com esse documento em mãos, ele comparecerá ao inss e dará entrada no pedido de aposentadoria, (lembro que o inss não faz contagem de tempo), o inss irá analisar o PPP e enviara para sua residencia uma certidão/declaração constando o tempo de serviço/contribuição se está ou não apto a aposentar, se positivo constará o tempo contribuido e o valor a receber, já incluso o fator previdenciário, se não constará o tempo faltante. Caso ele não concorde com o tempo pelo inss calculado, deverá recorrer a justiça, há casos(varios) que o perito do inss não considera o tempo insalubre, ok...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.