x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 618

Abertura de uma nova empresa

Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:12

Olá pessoal!

Sou contator recém formado, trabalhei pouco tempo em escritório durante a graduação, não tenho muita experiência.

Agora me deparei com a situação de ser o contador responsável por uma empresa, porém na faculdade não aprendi a fazer o registro de empresas, mas quero encarar o desafio.

Agora estou um pouco perdido para começar. Gostaria da ajuda de vocês se possível.

Informações adicionais:

A empresa que vou abrir é uma prestadora de serviço CNAE 8511-2/00, é uma escolinha - creche.

*Em quais órgãos devo registrar a empresa, por onde devo começar? Tem alguma sequência de órgãos que preciso fazer o registro?

*Acredito que na fazenda estadual não preciso registrar, pois como presta serviço é isenta do ICMS, estou certo?

Obrigado pessoal!!!

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 21:13

Olá Rafael Wyse, boa noite!

É como o colega Marcelo falou, Junta, Receita e Prefeitura, não se esqueça de consultar também as possíveis obrigações que venham a ter após a abertura da empresa para evitar multas.

Abraços e boa noite

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13

Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade

Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 21:36

Muito obrigado pelas informações, assim já tenho o caminho certo para começar!

Uma outra questão, no caso a empresa é prestadora de serviço. Então os únicos livros fiscais dela é o de serviço tomado e de serviço prestado do ISSQN?