x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 618

Abertura de uma nova empresa

Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:12

Olá pessoal!

Sou contator recém formado, trabalhei pouco tempo em escritório durante a graduação, não tenho muita experiência.

Agora me deparei com a situação de ser o contador responsável por uma empresa, porém na faculdade não aprendi a fazer o registro de empresas, mas quero encarar o desafio.

Agora estou um pouco perdido para começar. Gostaria da ajuda de vocês se possível.

Informações adicionais:

A empresa que vou abrir é uma prestadora de serviço CNAE 8511-2/00, é uma escolinha - creche.

*Em quais órgãos devo registrar a empresa, por onde devo começar? Tem alguma sequência de órgãos que preciso fazer o registro?

*Acredito que na fazenda estadual não preciso registrar, pois como presta serviço é isenta do ICMS, estou certo?

Obrigado pessoal!!!

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 21:13

Olá Rafael Wyse, boa noite!

É como o colega Marcelo falou, Junta, Receita e Prefeitura, não se esqueça de consultar também as possíveis obrigações que venham a ter após a abertura da empresa para evitar multas.

Abraços e boa noite

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13

Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade

Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 21:36

Muito obrigado pelas informações, assim já tenho o caminho certo para começar!

Uma outra questão, no caso a empresa é prestadora de serviço. Então os únicos livros fiscais dela é o de serviço tomado e de serviço prestado do ISSQN?

Se sim, os produtos que a empresa comprar para consumo próprio serão lançados apenas na contabilidade? Pergunto porquê já vi empresas comerciais lançarem todas as compras, independente se for para revenda ou consumo, no livro fiscal de entrada, de acordo com o CFOP da operação.

Obrigado novamente, abraço!!!

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 12 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 09:19

Se sua empresa é prestação de serviços os produtos que entrarem para consumo proprio só precisa lançar contabilmente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade