João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá amigos, gostaria de saber se a fabricação de cachaça (alambique) se enquadra como micro empresa.
respostas 15
acessos 11.461
João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá amigos, gostaria de saber se a fabricação de cachaça (alambique) se enquadra como micro empresa.
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3O enquadramento de ME é para quem tem o faturamento de até R$ 360.000,00 ao ano. A atividade é indiferente
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3CNAE
1111-9/01 - Fabricação de aguardente de cana-de-açúcar
1111-9/02 - Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas
Agora o enquadramento no Simples Nacional é Impedido.
João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Não amigo Marcelo, tem adividades q são irrestritas ao ME, como por exemplo, atividades intelectuais, como médicos, fisioterapeutas. Creio que fabricação de cachaça nao se enquadra, até onde entendo, mais quero confirmar.
Obrigado
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3Não pode ser enquadrada como ME ou EPP (para qualquer efeito, tributário ou outros), a PJ:
a) de cujo capital participe outra PJ (art. 3º, § 4º, I)
b) que seja filial, sucursal, agência ou representação, no Brasil, de PJ com sede no exterior (art. 3º, § 4º, II)
c) de cujo capital participe PF inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa enquadrada como ME ou EPP, desde que a receita bruta global ultrapasse R$ 2,4 milhões (art. 3º, § 4º, III)
d) cujo titular ou sócio participe com mais de 10% do capital de outra empresa (não ME ou EPP), desde que a receita bruta global ultrapasse R$ 2,4 milhões (art. 3º, § 4º, IV)
e) cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado, de outra PJ com fins lucrativos, desde que a receita global ultrapasse R$ 2,4 milhões (art. 3º, § 4º, V)
f) seja constituída como cooperativa (salvo as de consumo) (art. 3º, § 4º, VI)
g) que participe do capital de outra PJ (art. 3º, § 4º, VII)
h) que exerça atividade de banco, corretora, distribuidora de títulos e valores mobiliários, leasing, seguradora, previdência complementar, etc (art. 3º, § 4º, VIII)
i) que resulte de cisão ou qualquer forma de desmembramento de PJ ocorrido nos últimos 5 anos-calendário anteriores (art. 3º, § 4º, IX)
j) constituída como S/A (art. 3º, § 4º, X)
Leia mais: www.fiscosoft.com.br
João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Amigo Marcelo, como vc citou "Agora o enquadramento no Simples Nacional é Impedido."
Não posso enquadrar esse tipo de empresa como MicroEmpresa, estou correto?
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Isso que queria saber meu amigo, se enquadra como L. Presumido e L. Real
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Joia amigo, me ajudou d mais!
Abraço
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde João,
Ver a seguir, Item 1, letra b, do Inciso X, do Artigo 17 da Lei Complementar 123/2006:
Seção II
Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional
Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:
X - que exerça atividade de produção ou venda no atacado de:
a) cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes;
b) bebidas a seguir descritas:
1 - alcoólicas;
2 - refrigerantes, inclusive águas saborizadas gaseificadas;
3 - preparações compostas, não alcoólicas (extratos concentrados ou sabores concentrados), para elaboração de bebida refrigerante, com capacidade de diluição de até 10 (dez) partes da bebida para cada parte do concentrado;
4 - cervejas sem álcool;
Assim sendo, esta atividade, não pode recolher os impostos/contribuições pelo regime do simples Nacional.
Obs.: Atendidas as condições do Artigo 3º da mesma Lei, podera solicitar o enquadramento como ME ou EPP, para poder usufruir dos outros benefícios, previsto na citada Lei.
Art. 3 º Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei n º 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que: ( Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011 ) (Produção de efeitos – vide art. 7º da Lei Complementar nº 139, de 2011 )
I - no caso da microempresa, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); e Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011 ) (Produção de efeitos – vide art. 7º da Lei Complementar nº 139, de 2011 )
II - no caso da empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais). Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011 ) (Produção de efeitos – vide art. 7º da Lei Complementar nº 139, de 2011 )
João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Outro caso, a empresa somente revende a Cachaça, ele poderia enquadrar no MEI como COMERCIANTE DE BEBIDAS?
Ele vende de porta a porta nos comercios da região.
Marcelo B. Sakamoto
Ouro DIVISÃO 3Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioJoão,
Utilize o aplicativo disponível aqui mesmo no Fórum, para saber se a atividade é permitida ou não a opção ao Simples Nacional, no menu "Ferramentas / Simples Nacional", basta informar a CNAE a ser pesquisada.
Simples Nacional
João Paulo Delesposte
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Show. Obrigado amigos
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Boa tarde
As atividades permitidas ao Micro Empreendedor Individual - MEI, podem ser consultadas diretamente na internet através do sítio do Portal do Empreendedor.
Para ter acesso a lista completa, acessar aqui.
Além desta, há outras informações sobre o Empreendedor Individual no Portal, como também no Fórum há diversos tópicos que contemplam o assunto, bastante realizar uma Pesquisa.
Att.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade