x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 675

Registrar Uma Empresa em Casa

Divino Ferreira de Faria

Divino Ferreira de Faria

Iniciante DIVISÃO 1 , Bancário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 15:44

Começamos, eu e minha esposa, a trabalhar com ornamentação de festas infantis. Temos os materiais que utilizamos guardados em casa e para fecharmos negócios utilizamos fotos ao visitarmos os clientes. Agora estamos precisando do CNPJ, mas a nossa sede é em casa. Tem como registrar a empresa dessa forma? O que preciso fazer? Que impostos teremos que pagar?

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 12 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 15:49

Divino Ferreira de Faria

Tem sim, se vc abrir como MEI só vai pagar uma guia DAS por mês.
O que é o SIMEI?

SIMEI é o sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, devidos pelo Microempreendedor Individual, conforme previsto no artigo 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Em resumo, é um sistema de pagamento de tributos unificados em valores fixos mensais.

Considera-se Microempreendedor Individual - MEI o empresário a que se refere o art. 966 da Lei 10.406/2002 (Código Civil), que tenha auferido receita bruta acumulada nos anos-calendário anterior e em curso de até R$ 60.000,00, ou seu limite proporcional se estiver no ano de início de atividade, e que atenda aos seguintes requisitos:
exerça tão-somente as atividades constantes do Anexo XIII da Resolução CGSN 94/2011;
possua um único estabelecimento;
não participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador;
não contrate mais de um empregado, observado o disposto no art. 96 da Resolução CGSN 94/2011.

Os valores pagos mensalmente pelo MEI correspondem a:
R$ 5,00 de ISS, caso seja contribuinte deste imposto;
R$ 1,00 de ICMS, caso seja contribuinte deste imposto e
R$ 31,10 a título de contribuição para a Seguridade Social relativa à pessoa do empresário (5% do limite mínimo mensal do salário de contribuição).

A inscrição como Microempreendedor Individual e a consequente opção pelo SIMEI ocorre de duas formas:
novos empreendedores: por meio do Portal do Empreendedor, site https://www.portaldoempreendedor.gov.br
empreendedores já formalizados: em janeiro de cada ano, no Portal do Simples Nacional.

Obrigações principais do Microempreendedor Individual enquadrado no SIMEI:
imprimir e quitar mensalmente o documento de arrecadação do Simples Nacional –DAS;
preencher, mensalmente, e manter sob sua guarda o "Relatório Mensal de Receitas Brutas" (anexo XII da Resolução CGSN 94/2011);
apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Indivudal (DASN-SIMEI).

O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for cadastrado no CNPJ, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

Independente da dispensa de emissão de nota fiscal, o MEI deve sempre adquirir mercadorias ou serviços com documento fiscal.

O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 15:51

Boa tarde Divino, depende do seu faturamento, se a cada trabalho você emite nota fiscal, eu aconselharia constituir uma emprea MEI, você cadastra o endereço, as atividades, leva na Prefeitura de sua cidade e requere o alvará de licença. Sou Contador em Goiás e digo que a Secretaria da Fazenda de Goiás não autoriza inscrição estadual em residências, por isso acredito que sua empresa será unicamente de prestação de serviços.

Skype termy.ferreira
DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 16:01

Boa tarde Divino,

Meu nome é Diego Valério, sou contador e moro em Goiânia no Parque das Laranjeiras, em fim presto serviços de contabilidade, caso necessite que eu tire a sua dúvida eu posso te ajudar?
Meu tel: 062-8274.4273 TIM
e-mail¹: @Oculto
e-mail²: @Oculto

Qualquer dúvida estou a disposição!

Grato,

Diego Valério

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade