x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 145

acessos 114.935

nome fantasia-empresa individual

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 10:34

Não Márcia.

Citei na minha primeira postagem que a Alteração na Junta do Destino será EXATAMENTE como a a alteração do Estado de Origem, no caso a alteração registrada em MG. Você deverá concluir o processo da transferencia da Sede para o RJ em todos os órgãos de registros comerciais no seu Estado.

Feito isso, a empresa já estará apta a funcionar no RJ. Caso ainda tenha alguma alteração de dados, inclusive, de Nome Empresarial, deverá fazer uma Nova ALteração Contratual iniciando já na JUCERJA. Compreendeu agora?

Em tempo: Não é permitido você entrar 2 vezes com a mesma alteração contratual na JUCERJA, pois via de regra, a Junta registrou todas as alterações descritas na Alteração Contratual. Se não foi feita a alteração do NOME EMPRESARIAL, repito, é outro processo a começar do zero na JUCERJA e a cobrar do seu cliente.

Keila Rejane

Keil@Rejane
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 12:55

Marcia, boa tarde,

Para alteração de nome fantasia será necessário somente o DBE solicitando a alteração do mesmo, não sendo necessário, neste caso, da alteração na Junta Comercial.

Atenciosamente.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES

alexsandra da silva costa

Alexsandra da Silva Costa

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 18:01

Boa Tarde!
Preciso de ajuda.

Tenho uma empresa de fotografias de casamento e estúdio fotográfico.Com o nome fantasia de Fotobook
Estou alugando um predio de
2 andar, em baixo vai ser o estudio, vou colocar uma placa de fotobook
e em cima vou ampliar minha empresa que será aluguel de vestido de noiva e dia da noiva, porém o nome fantasia na placa será espaço wedding, gostaria de saber como posso fazer, tenho que colocar 2 nomes fantasias no cnpj, se isso é possível, ou se não qual o melhor procedimento.
Sou empresário individual, enquadrado no simples porem com faturamento até 3600.000. O que tenho que fazer neste caso.
Desde já agradeço.
Alexsandra

Marcia A. Martins Torres

Marcia A. Martins Torres

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 13:36

Boa tarde pessoal, gostaria que alguém me ajudasse, tenho uma empresa que era MEI mas agora é uma Empresa Individual gostaria de fazer a alteração de nome empresarial isso é possível, ou terei que continuar usando o nome proprio como o nome empresarial?

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 14:51

Boa Tarde Marcia Martins,

No caso da empresa ser Individual sim, é utilizado o nome próprio com algumas abreviações, incluindo a atividade e excluindo o CPF no final do nome empresarial. O que vc poderia ter feito era colocar o nome fantasia. Tenho um cliente Individual que utiliza o nome fantasia no seu letreiro e tbm nos talões de NF's.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 22:17

Marcia A. Martins Torres

Verifique antes na Junta, até algumas semanas atrás a JUCESP ainda não estava aceitando processos de empresas que desenquadram do MEI.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 23:38

Marcia,

Quando ocorre a exclusão do MEI por qualquer situação. Deverá fazer a transformação de MEI para Empresário Individual ou EIRELI como o titular preferir. É obrigatório essa transformação, uma vez que o registro de MEI é feito de forma simplificada na internet, enquanto que um Empresário Individual deverá arquivar na Junta Comercial o processo através das vias do Requerimento de Empresário. Nessa transformação deverá ainda, arquivar o Enquadramento de ME ou EPP.

No ato da exclusão do SIMEI automaticamente passa para regime de tributação do SImples Nacional. Mas, deverá arquivar o processo de transformação na Junta Comercial conforme acima.

Aqui no meu Estado, paga-se 2 taxas da Junta + 2 DARFs, por isso, deverá cobrar o processo do cliente.

Dica: se ainda não tiver excluída do MEI você pode fazer alterações pelo site, como endereço, atividades, nome de fantasia, dados do titular, etc., antes de iniciar o processo de transformação, pois nesse ato são permitidas apenas 2 alterações: Valor do Capital e Nome Empresarial, vez que o MEI inicialmente não constava capital e o nome era acrescido do CPF e como Empresario deverá suprimir o CPF.

Espero ter colaborado.

Att,

Keila

Keil@Rejane
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 15:26

Marcia A. Martins Torres Boa Tarde;

O MEI pode ter um funcionário;

Sugiro verificar o portal do empreendedor para mais esclarecimentos;

Portal do Empreendedor [ clique para acessar ];

Observe que este tópico trata exclusivamente do assunto "Nome Fantasia", procure pesquisar primeiro em outros tópicos "relacionados com o assunto" pretendido, caso não localize a resposta, então poste no mais adequado;

Agradeço a compreensão;

Abraços

Att

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 10:00

Prezada Paula Maestrello

Sim, Para o nome fantasia é preciso alterar somente na Receita Federal, não sendo necessária qualquer alteração na Junta Comercial. Peço que tenha atenção quando for preencher a data do evento no programa CNPJ 3.6 ( esta é a última versão do programa), pois no caso de inclusão de nome fantasia, a data do evento é a data do dia que você estiver fazendo a solicitação. Caso coloque uma outra data, o pedido não será aceito pela receita federal.

Caso tenha algum outra dúvida volte a postar.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR
ELISMAR SOUSA MNOTA

Elismar Sousa Mnota

Bronze DIVISÃO 2 , Motorista
há 10 anos Sábado | 13 setembro 2014 | 11:46

bom dia a todos.
sou MEI, e tenho meu nome fantasia no meu cartão CNPJ, é possível sim no próprio site do portal do micro empreendedor individual

MATRIZ
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL
DATA DE ABERTURA
04/10/2010

NOME EMPRESARIAL
ELISMAR DE 5819 (editado)

TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)
TRANSPORTE ESCOLAR TIO MOTA

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
49.24-8-00 - Transporte escolar

Kaio Wallison

Kaio Wallison

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 09:45

Tenho uma firma individual já constituida, e preciso apresentar na receita federal o DBE para inclusão do nome de fantasia, quais documentos tenho que anexar neste DBE? Por favor alguem pode me ajudar?

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 10:24

Bom dia,

leve 02 vias do DBE, autentique a assinatura em uma via do DBE, os seus documentos pessoais e se for o caso a procuração.

É bom levar os documentos básicos da empresa CNPJ e contrato social, apenas para confirmação de autenticidade, visto que o nome fantasia não possuí nenhum documento para atestá-lo.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 14:13

estou fazendo uma abertura de uma firma individual no requerimento de empresario não tem campo para nome de fantasia. No DBE referente a inscrição de primeiro estabelecimento posso preencher o campo nome de fantasia?

Sirlei Juliana
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 9 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 17:33

Sirlei
Correto! Já fui tirar essa dúvida pessoalmente na juntra comercial aqui do RJ. No caso de constituição, basta inserir no DBE o nome fantasia e, se esquecer, não há necessidade de fazer alteração contratual devido a falta de lacuna para preenchimento. Faça um novo DBE e mande com o requerimrnto ja deferido.

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
walter

Walter

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 22:37

otimo blog, e otimo trabalho, muitas duvidas são respondidas de forma rapida.
minha duvida e a seguinte, tenho uma empresa em meu nome - me
walter silva filho mansur - me
e o nome fantasia como, casa dos salgados napollis
porem quando fui no banco abrir uma conta pj, o mesmo me informou que teria que ter a razao social de meu cnpj junto a conta e no cartão.
entao seria
caixa economica federal
ag 001
cc 123456
nome: walter silva filho mansur - me

e eu gostaria de usar o fantasia neste lugar, acho meio desagradável e nao passa credibilidade aparecer o nome de uma pessoa em uma empresa.

porem o banco falou que nao e possivel usar assim.
entao a duvida e a seguinte, o banco pode se recusar a usar o seu nome fantasia junto a conta?

Página 5 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade