x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 924

Saida de Sócio, Abrir Emp. Ind. Enq no Simples?

HENRIQUE NOREYEWS NUNES DA SILVA

Henrique Noreyews Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 10:08

Bom dia meus caros.

Estou com o seguinte problema, um sócio de uma empresa Limitada, já constituída já há alguns anos (mais de 5 anos), o sócio dessa empresa dando total quitação (Entrada e saida de sócios)da mesma e entrando outro em seu luga, assim a sociedade permanecendo.
Esse sócio que se retirou da empresa pode constituir uma empresa Individual e Enquadrar - se ao regime do Simples Nacional?

Não encontrei nenhum impedimento legal, se alguém souber ou se tiver já um tópico, por favor me avise, serei muito grato.

Obrigado.

HENRIQUE NOREYEWS NUNES DA SILVA

Henrique Noreyews Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 14:21

Boa tarde meus Caros,
CNAE da empresa é permitido, a única dúvida é que o meu cliente tem essa empresa a tempo, e contém irregularidades como atraso de de declarações e etc. (na verdade ainda não sei exatamente como está)
Talvez posso ter complicações para retirá - lo da sociedade, após isso sei que por prazo legal de 2 anos conforme segue:

Dúvida JUCEPAR

09. Da Responsabilidade dos sócios após saída da sociedade: .:topo:.
Art.1003 § único: Até 2 anos depois de averbada a alteração na Junta responde o cedente solidariamente com o ressionário perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.

Isso significa que esse CPF que estou retirando da sociedade, irá formar um CNPJ no qual será representante, caso a receita tiver no banco de dados dele que o mesmo acabou de sair de uma empresa que está com pendencia, isso não seria motivo de não enquadramento.

Desculpe por não detalhar.

HENRIQUE DA SILVA BANDEIRA

Henrique da Silva Bandeira

Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 16:41

Olha Henrique, na minha concepção, acredito que você poderá formar sua empresa sim, tenho empresas no meu escritório em que uma única mulher tem 3 empresas e todas tem pendências, e mesmo assim ela conseguiu abrir uma quarta

Henrique Bandeira 
Whats: (44) 98842-8582
E-MAIL: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade