x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.169

Alteração MEI para Empresário Individual

rita de cassia mariano de carvalho

Rita de Cassia Mariano de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 10:34

Bom dia!
Estou efetuando a transformação de uma empresa MEI para Empresário Individual.
Vou ter que baixar o CNPJ dela no Portal do Empreendedor? Pois ela solicitou o desenquadramemtno no SIMEI e o efeito será em 31/12/2013 e quando eu solicito a alteração no Cadastro Web, ele me encaminha para o Portal do Empreendedor´, onde a única opção é o cancelamento do CNPJ MEI?
Alguem pode me esclarecer por gentileza?
Desde já agradeço muito!
Rita Carvalho

RITA CARVALHO
ESCON CONTABILIDADE LTDA.
JUNDIAÍ - SP
FONE: 11-4582-1277
DIEGO PEREIRA DA CONCEIÇÃO

Diego Pereira da Conceição

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 10:43

Bom dia Rita!

Como ela já fez o desenquadramento no portal do empreendedor por opção com efeitos a partír de 01/01/2013, as juntas comerciais de todo o Brasil não estão arquivando os processos de alteração que envolvem MEI,s, pois mesmo o desenquadramento ocorrendo no portal, essa informação não tá chegando pra junta de tal forma que eles não conseguem fazer o arquivamento do processo.Estranho é que por aqui consigo gerar o DBE, no entanto, a Junta comercial não arquiva o processo e no seu caso pelo que entendi nem conseguiu gerar.

OBS: EM RELAÇÃO À OPÇÃO DE CANCELAMENTO, NÃO HÁ POSSIBILIDADE SE VOCÊ JÁ FEZ O DESENQUADRAMENTO, NEM CONSEGUE MAIS ACESSO AO PORTAL DO EMPREENDEDOR.

DIEGO PEREIRA DA CONCEIÇÃO/CONTADOR/ESPECIALISTA EM GESTÃO TRIBUTÁRIA
JESSICA

Jessica

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 20:41

então se eu quiser mudar o MEI para empresario individual não vou poder? Porque a junta não esta mais arquivando esses processos do MEI?

Qual o procedimento que devo prosseguir?

rita de cassia mariano de carvalho

Rita de Cassia Mariano de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:43

Olá Jota, bom dia!
Infelizmente estou com esse mesmo problema aqui e não é possível o desenquadramento antes do dia 31.12.2013. Eu dei entrada na junta comercial com o aviso de desenquadramento, mas foi glosado. Mesmo que o faturamento ultrapasse o permitido, o efeito do desenquadramento se dará apenas no dia 01/01/2014.
Abs!

RITA CARVALHO
ESCON CONTABILIDADE LTDA.
JUNDIAÍ - SP
FONE: 11-4582-1277
JESSICA

Jessica

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:47

Olá Rita,

Então devemos aguardar até Janeiro para fazer a transformação.
Ou se estivermos com pressa, damos baixa no mei e abrimos outra empresa.

Você sabe como é feita a baixa do mei?
Entro no portal e dou baixa. Nisso baixam o MEI e o CNPJ.
E o alvará como fica?

rita de cassia mariano de carvalho

Rita de Cassia Mariano de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 09:04

Jéssica, bom dia!
Me perdoe não responder antes...fiquei afastada por um tempo e não consegui acessar o portal.
Então, realmente estamos reféns da situação de somente podermos realizar a solicitação a qualquer momento, mas com efeito em janeiro do ano seguinte.
Quanto a baixar o MEI, você precisa solicitar a baixa pelo portal do empreendedor, pelo formulário marrom da junta comercial e também na receita federal, esse último pela internet, quando você visualiza o cartão de CNPJ, tem a opção de baixa logo no rodapé da página.
O alvará, caso você encerre, precisa encerrar na prefeitura também, ou então providenciar as alterações que fizer nos demais órgãos.
Me desculpe mais uma vez a demora!
Abs!

RITA CARVALHO
ESCON CONTABILIDADE LTDA.
JUNDIAÍ - SP
FONE: 11-4582-1277

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade