x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 793

empresario individual para Ltda

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 18:17

Boa noite,

Estou fazendo a transformação de Empresario individual para Sociedade Ltda, a minha dúvida é se posso fazer a alteração do nome fantasia e do objeto quando for preenchido o requerimento de empresario e o contrato social por transformação?

x
Roselene Alves

Roselene Alves

há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 12:07

Boa tarde,

Vou fazer a alteração de capital social, atividade e nome fantasia antes da transformação para ltda.
Minha dúvida é: o capital social atual é R$ 11.000,00, a sócia que ingressa integralizará R$ 10.000,00, agora na alteração no requerimento de empresario eu altero o capital para R$ 21.000,00 e na transformação distribuo as cotas ou permanece o capital atual nesta alteracao?

x
Ricardo Cursino Moraes

Ricardo Cursino Moraes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 12:16

Boa tarde Roselene,

Aqui em SP funciona assim, na hora da transformação você manterá o capital que o empresário individual tinha e acrescentará no capital o valor que o novo sócio irá ter para compor o valor total. Exemplo:

Capital do empresário individual: 10.000,00
Novo sócio integralizará: 10.000,00

na transformação o valor será de R$ 20.000,00 o valor do capital e distribuindo o valor correspondente a cada sócio, visto que o antigo empresário individual não poderá ter seu capital social diminuído.

Espero ter ajudado.

Grato
Ricardo

Roselene Alves

Roselene Alves

há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 12:26

Boa tarde Ricardo.

Se entendi, não posso alterar agora o capital antes da transformação porque o empresario individual teria R$ 21.000,00(cfe meu exemplo)de capital, E na transformação ficaria com valor a menor ,é isto?

obrigada

x
Ricardo Cursino Moraes

Ricardo Cursino Moraes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 12:31

Boa tarde Roselene,

É isso mesmo, pois quando for transformar o empresário terá 21.000,00 e esse capital não poderá ser diminuído na participação do antigo empresário individual. E pelo que entendi o valor de R$ 11.000,00 será integralizado por outro sócio, então somente na transformação isso aparecerá devido ao valor correspondente ser referente ao sócio que está sendo admitido.

Grato
Ricardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade