x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 561

opção tributária na abertura de empresa

ADAILTON BARRETO DA SILVA

Adailton Barreto da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:23

Boa tarde meus caros,
estou prestes a comprar um supermercado de bairro na região do Paraná, o mesmo funciona não totalmente regular, sei que o correto é um planejamento, porem como ainda não está nada certo em relação a compra, estou estudando e negociando, pois minha intenção se efetuar a compra é regularizar, gostaria de saber se para um estabelecimento com faturamento até 160.000,00 neste ramo, ser optante pelo simples é vantagem?
quais as primeiras observações posso estar verificando antes de partir para uma efetiva compra e regularização do mesmo, teriam algum artigo a respeito para que eu possa me identificar mais na opção tributária, sou novo na área e sei que precisarei da ajuda de um profissional na área, porem gostaria de começar um estudo a respeito do mesmo, já que a opção tributária é tão complexa a ponto de nem sempre a opção pelo Simples é a melhor escolha.
Desde já agradeço pela atenção.

obs,
peço desculpas caso tenha me enganado de sala, nesse caso me orientarem a sala correta.
att,
Adailton

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 16:02

Caro Adailton,

Sua precaução tem fundamento principalmente quando está envolvido investimento de valores elevados.

Também considero que muitas vezes os empresários acreditam que estar no regime do simples é uma boa, porém, conheço inúmeros casos em que se a empresa fosse Lucro Presumido ou mesmo Lucro Real, teria menos prejuízo.

Indicaria como estudo preliminar, montar em excell uma planilha dos regimes que gostaria de avaliar.

Por exemplo: Simples e Lucro Presumido é calculado pelo faturamento;
Lucro Real é calculado se a empresa apresentar lucro.

Mas, existem várias considerações a serem feitas: volume de compras, estoque, capital de giro, rotatividade dos produtos, custos operacionais (folha, encargos sociais, terceiros), despesas operacionais (água, luz, telefone, etc.).

Na realidade você deveria ter acesso aos livros de entrada/saída nos último ano, fazer um comparativo dentro desta planilha.

Muitas vezes, você pode até optar por um regime e, se observar que não atingiu as metas propostas, alterar no próximo exercicio.

Boa sorte e sucesso!

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 16:17

Adailton, boa tarde
Qualquer coisa falado aqui, será como um médico receitar aspirina, para quem esta com dor de cabeça sem fazer exame no paciente. O ramo que esta se envolvendo é muito complexo, usa mercadorias de diversas fontes, tributos, parte de pessoal, etc.. diversos parâmetros para estudo, recomendo que foque em seu objetivo (compra e venda), vá a um profissional de sua confiança e deixe para ele esta função.

ADAILTON BARRETO DA SILVA

Adailton Barreto da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 16:33

Obrigado pela dica Srs.
Jairo foi bem colocado sua observação, vou verificar antes de qualquer coisa estas informações para se precaver, sei que o presença de um profissional com essa finalidade é indispensável, estou entrando no terceiro ano em Contábeis, e quero buscar o máximo de informações possíveis, não estou capacitado no momento para fazer esse estudo, porem quero poder passar uma informação mais precisa para o colega que for me atender e até mesmo poder compreender com clareza as informações passada por ele, esse ramo é muito complexo e temos que nos reciclar sempre.

obrigado a todos pela dica.

att,
Adailton

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade