x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 561

opção tributária na abertura de empresa

ADAILTON BARRETO DA SILVA

Adailton Barreto da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:23

Boa tarde meus caros,
estou prestes a comprar um supermercado de bairro na região do Paraná, o mesmo funciona não totalmente regular, sei que o correto é um planejamento, porem como ainda não está nada certo em relação a compra, estou estudando e negociando, pois minha intenção se efetuar a compra é regularizar, gostaria de saber se para um estabelecimento com faturamento até 160.000,00 neste ramo, ser optante pelo simples é vantagem?
quais as primeiras observações posso estar verificando antes de partir para uma efetiva compra e regularização do mesmo, teriam algum artigo a respeito para que eu possa me identificar mais na opção tributária, sou novo na área e sei que precisarei da ajuda de um profissional na área, porem gostaria de começar um estudo a respeito do mesmo, já que a opção tributária é tão complexa a ponto de nem sempre a opção pelo Simples é a melhor escolha.
Desde já agradeço pela atenção.

obs,
peço desculpas caso tenha me enganado de sala, nesse caso me orientarem a sala correta.
att,
Adailton

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 16:02

Caro Adailton,

Sua precaução tem fundamento principalmente quando está envolvido investimento de valores elevados.

Também considero que muitas vezes os empresários acreditam que estar no regime do simples é uma boa, porém, conheço inúmeros casos em que se a empresa fosse Lucro Presumido ou mesmo Lucro Real, teria menos prejuízo.

Indicaria como estudo preliminar, montar em excell uma planilha dos regimes que gostaria de avaliar.

Por exemplo: Simples e Lucro Presumido é calculado pelo faturamento;
Lucro Real é calculado se a empresa apresentar lucro.