x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 715

Transferência/Doação

Caio Vilela

Caio Vilela

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 16:26

Boa tarde. Tenho como cliente uma empresa de transporte municipal de passageiros. Ocorre que o esposo da proprietária quer passar um veículo financiado de sua propriedade para empresa com o ônus dela assumir as parcelas vincendas do financiamento. Estou com dúvidas de como fazer este contrato, que cláusulas colocar. Será que teriam algum modelo para eu me basear? Desde já agradeço.

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 11 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 17:17

Caro Caio Vilela,

No caso, como haverá o repasse de dívida do veículo para a nova empresa, seria de bom tom que se fizesse uma transferência e, não doação.

Explico: a doação não pode ter ônus, ou seja, tem de ser livre de quaisquer ônus.

Outra coisa: o esposo participa como sócio na empresa de transporte?

Se participar, ele poderá fazer a transferência;

Se não participa, ele terá de fazer a venda normal, pois, em caso de financiamento tem a questão do CIAP (Crédito do ICMS sobre o ativo imobilizado).

Já na compra, a empresa A (empresa transporte) irá adquirir o veículo da empresa B (esposo), em condições de mercado, demonstrando o aceite da dívida e, provisionando a mesma na sua contabilidade.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade