x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 6.136

Alteração de contador

Contador - Ceará

Contador - Ceará

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 09:39

Olá caros colegas, estou com um pequeno problema. Um cliente meu possui uma empresa recém aberta (cerca de 30 dias). A mesma possui CNPJ, e registro na Sefaz-CE com o registro de outro contador.Acontece que o sócio, por motivos desconhecidos não deseja mais que o contador que abriu a empresa continue responsável pela empresa e me pediu que a partir de agora eu fique responsável pela mesma. Ocorre que esse é meu 1º cliente e preciso fazer a alteração de contador junto a Sefaz-Ce, para isso fiz minha inscrição junto à Sefaz e preciso "colocar" essa empresa em meu nome. Como eu devo proceder e qual documentação providenciar para para que eu tenha o serviço de Senha para ter acesso e a empresa no orgão estadual para poder providenciar as obrigações principais e acessórias?

Contador - Ceará
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 16:09

Caro Contador,

Como você já possui o cadastro junto ao Sefaz, basta gerar o DBE - CNPJ e, marcar o quadro DADOS CADASTRAIS/SITUAÇÕES ESPECIAIS

Código 224 - Alteração do contabilista responsável pela organização contábil perante o CRC

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Contador - Ceará

Contador - Ceará

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 17:18

Caro João Guimarães Salgado, ainda fiquei na dúvida, uma vez que, me informaram na Sefaz que como essa empresa é nova e ainda não tenho nenhuma empresa em meu nome registrada como minha cliente na sefaz,primeiro seria preciso que fosse repassada uma empresa já existente de outro contador para meu nome (CRC)para que depois disso a empresa nova fosse registrada em meu nome. Por essa razão gostaria que, se possível, me informasse o passo a passo para registrar a 1ª empresa em meu nome junto a sefaz uma vez que, essa é meu 1º cliente? Sou contador recém formado e infelizmente na faculdade não vemos a parte burocrática de uma empresa contábil e suas ações ligadas aos órgãos de registro sendo eu dessa forma ainda inexperiente. Desde já agradeço a atenção dispensada, já na espera de retorno. Muito obrigado.

Contador - Ceará
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 17:51

Meu caro,

A única maneira de você tirar o contador antigo e inserir você como o responsável na Sefaz, é através do DBE.

Acesse o site da receita federal e, baixe o aplicativo CNPJ (versão 3.6) e o Receitanet versão 1.4.0;

Acesse ao aplicativo e, preencha seguindo as instruções que lhe passei.

Faça uma verificação para saber se não há pendências no preenchimento e, transmita o arquivo.

A Receita Federal vai analisar e emitirá um DBE - Documento Básico de Entrada. De posse deste documento, o seu cliente vai assinar, reconhecer firma e, você vai juntar uma cópia do seu RG e levar tudo no Sefaz.

O atendente do Sefaz vai recepcionar o DBE e, inscrever você no sistema como contador responsável pela empresa.

Este é o procedimento.

Eu sou fiscal de rendas da Sefaz aqui de SP e, é o procedimento usual que fazemos.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade