x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 25

acessos 3.285

CRC do Responsável (complicações)

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 08:01

Bom dia. Quando abrimos uma empresa, atualmente o sistema da RFB já solta a IE após enviarmos o DBE, correto ? Para realizar este processo é necessário que o Contador coloque o número do CRC dele no programa CNPJ, ficando como responsável tanto na RFB quanto na Sefaz. Digamos que a empresa depois de aberta, não aprove os honorários contábeis, ou seja, para realização das rotinas mensais, tanto Contábil, Fiscal, DP, Obrigações acessórias, etc... Como tirar o CRC do Contador responsável utilizado na época da Constituição da empresa nos órgãos competentes ? Lembrando que não há o Termo de Transferência de Responsabilidade, pois não houve a prestação de serviços contábeis mensais, somente abertura da empresa.

Obrigado.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 08:08

Faça um novo DBE com exclusão de contador e assine com o certificado digital. Não precisará ir numa agência da RFB, já é aprovado 20 minutos após a transmissão.

Mais antes avise o cliente ou até faça na presença dele.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 08:30

Obrigado Phillipe, mas quando faço o DBE o sistema da RFB não pede para indicar o NOVO Contador (CRC dele) ? E fazendo o DBE resolvo a RFB e com a Sefaz como tirar a responsabilidade ?

Abç.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:05

Bom dia André. O problema é justamente este. Como viu, apenas abri, não houve sequer a prestação dos serviços contábeis e fiscais, e pelo que sei o dono da empresa não arrumou nenhum Contador até agora. O que não posso é ficar com esta responsabilidade nas minhas costas (CRC o responsável nos órgãos), sabendo que somente abri a empresa, entende ? O que fazer neste sentido ?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:33

Se não me engano era possivel fazer uma exclusão de oficio em qualquer agência da Receita Federal.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:38

Só me confirmem uma coisa, juridicamente falando, fica mesmo sob a responsabilidade do Contador que abriu a empresa, junto aos órgãos competentes ?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:38

Mesmo caso, formulário de oficio e dá entrada pessoalmente. Já tem um tempo que não faço isso, talvez tenham mudado o método.

Dá uma ligada para Sefaz SP - Oculto

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:43

Agradeço Phillipe, a dica. Você acha que pelo fato do sistema da RFB estar integrado com a Sefaz (porque já sai a IE junto na abertura, através do DBE), caso o dono da empresa designar o NOVO Contador, o simples fato de nomear o NOVO (CRC) através do DBE, já não sairia ou alteraria também na Sefaz ?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:54

Se ele arrumar outro contador tecnicamente o que assumir irá fazer as alterações.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:22

Será que faz mesmo Phillipe ? Cada um pode falar de sí próprio, concorda ? Não acho justo eu assumindo um novo cliente hoje, deixar o cadastro constando o antigo ainda. O que não quero para mim, não quero para você também. Queria apenas arrumar uma forma (legalmente falando) de tirar meu CRC pois como disse antes, só abri e mais nada.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:25

Fausto Ortiz

Faça de oficio a requisição(caso não consiga pelo DBE) e dê entrada na RFB. E sobre a SEFAZ eles tinham um formulário para isto, mas dá uma ligada para aquele número que te passei, eles te informarão se mudou ou continua do mesmo jeito.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:27

Bom Phillipe, o negócio é partir para o processo administrativo mesmo, obrigado amigão.
Abç.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:13

Obrigado David, vou fazer desta forma então. Já na Sefaz será que tira automaticamente depois deste procedimento que me orientou devido a integração da RFB x Sefaz ? Ou faço através de ofício mesmo como orientou nosso amigo Phillipe ?

Att.,

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:40

quando eles deferem o pedido a empresa fica desvinculada do seu CRC, e o processo é integrado, já que na Receita é só cancelar as procurações do certificado digital, (se houver), mais é só mandar esse evento e esperar uns 2 ou 3 dias.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 11:45

David, depois deste prazo, tem como consultar e pegar algum comprovante de que realmente efetivou a retirada do CRC ?

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 15:41

David, boa tarde.
Ok, desculpe minha ignorância, mas essa consulta é possível você diz pelo site do Sefaz com minha senha, é isso ?

Abç.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 18:34

Ótimo David, é uma forma de controle e atualização.Sabe se consigo também essa consulta de empresas no meu CRC na parte da RFB ?

Abç.

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 08:46

Então na Receita não mostra empresas vinculadas ao CRC, quando você informa o seu CRC no PGD é para controle do SEFAZ. Pois na Receita não fica nada amarrado ao CRC somente ao CPF se tiver alguma procuração, se você não fez nenhuma procuração perante a Receita para empresa então não tem nada atrelado a ela.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 08:51

Bom dia David. Entendi, vou dar sequência pelo DBE e vamos ver o que acontece.
Obrigado pelas informações, grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade