x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.639

Alteração de empresa CARTÓRIO

Edison Matos

Edison Matos

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 09:54

Olá pessoal, bom dia.

Eu estou para fazer uma alteração de um novo cliente meu que é titular (tabelião) de um cartório de registro de imóveis aqui na minha cidade.
Nat juridica: 303-4 (Cartório) e CNAE: 69.12.5-00

Eu irei alterar endereço, o nome empresarial, e fantasia, mas isso é o de menos.

Minha dúvida é:

Ao preencher o programa CNPJ pra gerar o DBE, na aba de identificação da pessoa jurídica devido a essa atividade, eles pedem um campo: NÚMERO DO ATO LEGAL

Alguém sabe me dizer como consigo isso? Há como achar buscando na internet em algum órgão? Em que documento posso conseguir isso para solicitar à empresa?

Desde já agradeço caros amigos,
Abraços.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:03

Edison,

Quero crer que este número seja o que a empresa recebeu quando do registro dos atos constituitivos no cartório, caso não tenha peça uma certidão no cartório onde consta o registro.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Edison Matos

Edison Matos

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:17

Obrigado pelos esclarecimentos Edval,

Uma outra dúvida de principiante no tocante a esse tipo de empresa: O documento principal de identificação da constituição deste tipo de empresa é um Requerimento de Empresário? (como nas empresas EI comuns)
Ou é algum tipo de contrato, etc?

Obrigado mais uma vez!

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 10:30

Edison,

Peça ao seu cliente os documentos de registro do ato constituitivo e uma certidão do cartório onde foi efetuado tal registro é com estes documentos que você terá todas as informações necessárias e, veja também, como fará uma alteração o mesmo naturalmente já tem CNPJ, portanto, veja no CNPJ a natureza da Pessoa Jurídica.

Edison Matos

Edison Matos

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 12:03

Certo Edval, irei pedir sim, mas de forma direta, o Sr. sabe quais são esses documentos? Os nomes? Sabe se é gerado um requerimento de empresário pra esse tipo de empresa em sua constituição?

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 14:18

Edison,

Requerimento de empresário com certeza não é, pois este é exclusivo para Juntas Comerciais. Quando uma entidade registra seus atos de constituição em cartório leva o nome de contrato social ou estatuto social, dependendo da natureza jurídica. Como no seu caso se trata de um cartório não sei qual é o instrumento de registro, no entanto convém observar que cartório é uma concessão de serviço público, portanto, deve existir um instrumento próprio de registro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade