Luciani Roberto
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeCaros colaboradores do Fórum.
Gostaria de obter ajuda sobre uma situação que se apresentou pra mim com muita Particularidade e sobre a qual eu não tenho propriedade e não sei como conduzir, gostaria de obter ajuda dos colaboradores que dominam o assunto.
Situação: Tenho uma Empresa Cliente optante do Simples Nacional que é uma Sociedade Ltda. Recentemente esta empresa constituiu uma Filial em outra cidade de forma que o Quadro Societário permaneceu o mesmo, com os mesmos Sócios A e B da matriz. Porém ocorreu uma decisão súbita de dissolverem a Sociedade, de forma que acordaram comumente que a MATRIZ ficasse com sócio A e a FILIAL com o sócio B, acontece que tanto a MATRIZ quanto a FILIAL estão em pleno Funcionamento operando normalmente. A partir desta situação bem particular surgiram inúmeras Duvidas, relaciono as principais sobre as quais gostaria de obter ajuda:
a) Como proceder para que as referidas empresas não interrompam o funcionamento já que Filial deverá ser Extinta haja vista o sócio B não poderá dar continuidade com o mesmo CNPJ E Inscrição Estadual, uma vez que estes se encontram “vinculados” ao CNPJ da Matriz?
b)Após a Extinção da Filial, bem como o Exclusão do Socio B do QSA da MAtriz, este poderá abrir nova empresa e permanecer no SIMPLES?
c) As mercadorias que já se encontram no Estoque da Filial como deverão ser regularizadas na Nova Empresa que deverá ser constituída,para que o Sócio B possa dar continuidade a sua atividade Empresarial?
d) Como evitar penalidades do Fisco Estadual, ao solicitar uma Inscrição de uma Nova Empresa, para o mesmo endereço em que se encontra a Filial ainda em Processo de Baixa?