FÓRUM CONTÁBEIS
LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS
respostas 13
acessos 1.310
Maria Bernadete da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 21:42
Solicitei a baixa do cnpj de uma entidade religiosa inativa. Foi gerado o DBE em 15/07/2013.Enviei para a agência da Receita federal via SEDEX cópia do estatuto, acompanhado da ata de assembléia de constituição e de eleição/posse do seu dirigente mais o DBE . Esses documentos foram enviados no mês de julho e recebido , conforme aviso de recebimento (AR) dos correios.Mas até hoje não houve resposta nenhuma e a situação da organização religiosa continua ATIVA.Será que faltou alguma coisa? Consta como pendência a ausência de declaração DCTF de janeiro a dezembro de 2012, entretanto a organização estava inativa e não há tributos a declarar.
É a primeira vez que faço isso, não tenho experiência com isso e estou sem saber como agir.Por favor me ajudem.
1- Não há resposta alguma da receita. Talvez não esteja consultando direito. Onde consultar se há uma resposta?
2- O que fazer se não existe fato gerador do DCTF, mas no site consta esta pendência?
3-será que esta pendência está impedindo o fechamento?
4- Enfim, como proceder? Isto é um trabalho voluntário, mas está sendo mais complicado do que eu pensei.Agradecerei muito a quem puder me ajudar.
Silvio Sousa
Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 21:46
Silvio Sousa
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 21:48
Maria Bernadete da Silva
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 22:02
A resposta que consta é:
DATA HORA ÓRGÃO STATU
[15/07/2013 - 23:13:05] RFB Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[15/07/2013 - 23:13:05] RFB Foi gerado DBE/Protocolo para a solicitação.
E em seguida tem o link pra imprimir o DBE. Não há mais registro nenhum. A orientação seguinte é pra enviar os documentos para a agência da RF. Foi o que eu fiz e já relatei no tópico.
E dai????
Maria Bernadete da Silva
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 22:03
Ah, e obrigada pela atenção, Silvio Sousa. Mas e agora?
Silvio Sousa
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 22:15
Aconteceu uma das duas situações no seu caso:
1) o sedex não chegou lá. 2) o sedex cheqou e eles simplesmente não processaram. já aconteceu isso comigo uma vez, precisei ir na receita federal e o sedex estava em outra gaveta no esquecimento. me pediram desculpas e processaram o pedido. Solução, dirija a receita federal enviada levando o comprovante do sedex. não precisa agendar tendo em vista que vc já colocou no sedex.
Silvio Sousa
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 22:17
Outra coisa, se deu alguma exigência, e o sedex estiver lá, aproveita e peça as copias autenticadas do estatuto e da ata para um possivel envio de novo DBE
Maria Bernadete da Silva
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 08:45
Silvio Sousa
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 15:22
Depois poste para nos o resultado, para que possamos aprender cada mais neste forum.
Marcelo Junior
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 15:29
Maria, a baixa tem que ser feita de forma presencial por agendamento
Marcelo Junior
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 15:31
referente a DCTF mesmo estando inativa a DCTF de 12/2012 tem que ser entregue com a marcação das declarações de 01/2012 a 12/2012 como inativas, isso é obrigatório mesmo sendo intativa no final do ano vocÊ tem que informar.
Maria Bernadete da Silva
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 19:30
Por imperícia minha ,declarei o dctf que estava em atraso, antes de declarar o dspj inativa, que também estava atrasado. Ambos geraram multa.Mas depois li que a multa por atraso no dctf seria mais de 50% menor se a empresa estivesse inativa. Portanto, se eu houvesse declarado a dspj antes da dctf, a multa seria bem menor. Tem como corrigir isto???
Marcelo Junior
há 11 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 08:15
Maria tem sim, entrega a DSPJ referente ao ano da DCTF e ela vai anular as falta de declaração gerando apenas a multa por entrega em atraso e paga o valor que se eu não me engano com o desconto fica em 200,00
Silvio Sousa
há 11 anos Sábado | 12 outubro 2013 | 12:27
Maria, A falta de apresentação da Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa 2013, ou a sua apresentação fora dos prazos fixados, sujeita a pessoa jurídica à multa de R$200,00 (duzentos reais), podendo ser paga R$100,00 dentro de 30 dias. Ma se vc declarou as DCTF e gerou as multas, acredito que terá que pagá-las.