x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.303

Sociedade entre PJ e PF

Evair Garcia Rosa

Evair Garcia Rosa

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 11:07

Bom dia a todos! Tenho um cliente, proprietário de uma empresa limitada no estado de SP, que vai constituir uma empresa aqui em Minas. A forma com que ele gostaria que essa constituição fosse feita é que a empresa limitada seja proprietária desta outra a ser aberta, onde um dos sócios participará juntamente com a PJ, porem ele nao quer uma filial, e sim outra empresa. A minha duvida é em como enquadrar e formalizar esse novo empreendimento. Se alguem já teve ou tem alguma situação parecida, ou sabe como me orientar, fico agradecido.

Att.

Evair Garcia Rosa

Evair Garcia Rosa

Evair Garcia Rosa

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 17:23

Boa tarde Jadir! Sim seria mais ou menos isso, o socio PF nao precisaria ser um terceiro, se possível que fosse um dos socios da empresa de Sao Paulo. O que acontece é que a empresa de Sao Paulo quer ter o poder na empresa a ser criada aqui em Minas, mas sem que essa seja uma filial sua. Existe essa possibilidade?

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 17:34

Sim, é possível, funciona da seguinte forma:

Empresa:
Sociedade Itamogi Ltda
Sócios José e João

Nova Empresa:
Sócio 1 – Sociedade Itamogi Ltda
Sócio 2 – Pode ser o José, pode ser o João ou pode ser os dois.

Somente tem que definir o percentual do capital, exemplo a PJ vai ter 98% o José 1% e o João 1% ou da maneira que eles definirem.

Veja a forma de tributação, se a empresa for simples tem que tomar aquele cuidado do limite de faturamento, já que vai somar o faturamento das duas empresas.

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 07:37

Bom dia,

art.997 do Código Civil.

Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade