Marcos Confidente
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Amigos,
Aqui no Rio de Janeiro desde o meio do ano foi instituída a Chancela Digital, que consiste em uma modernização da Jucerja, com isso algumas economias foram feitas na constituição e fiquei espantado com a coragem da junta, afinal, brigar com cartórios tem que ter peito...
1 - Apenas uma via é dada entrada.
2 - Economia em reconhecimento de firma já que ao inves de 3, apenas uma via é obrigatória.
Apos o deferimento ao contrario de antes, não são fornecidas vias originais autenticadas ao dono da empresa e apenas uma copia que pode ser conferida no site da Junta Comerciais.
Ate ai eu comemorei e pensei "A Junta ta se modernizando e vamos entrar no primeiro mundo",mas passados uns 4 meses da instituição da Chancela, alguns clientes têm me ligado reclamando que os Cartórios não estão querendo autenticar as copias, afinal se tratam de copias, e bancos não aceitam mais pois dizem que ao consultar o site da Jucerja aparece uma mensagem de que o processo não esta mais disponível para consulta.
Ai fiquei pensando e me arrependi de ter comemorado e fiquei matutando se não estamos sendo objeto de um golpe:
1 - Em nenhum lugar da Chancela vem dizendo que o documento têm validade,
2 - O documento que temos em mãos não prova que somos donos da empresa afinal é uma copia.
3 - ao tentarmos provar que estamos falando a verdade no site que estamos consultando diz que o documento não esta mais disponível,
4 - levando em conta os preços dos cartórios aqui do Rio, e que um contrato tem em media 4 paginas, uma autenticação saia por no máximo 25,00,preço arredondado,
5 - Hoje tenho que gastar R$ 135,00 para pedir uma Certidão para provar que sou dono da empresa,
Então pergunto aos amigos, isso é Golpe ou Modernização?
Aos advogados, é licito isso?
Att,
Marcos