Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 985

Chancela Digital: Golpe, Má Fé ou Modernização?

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 08:44

Amigos,
Aqui no Rio de Janeiro desde o meio do ano foi instituída a Chancela Digital, que consiste em uma modernização da Jucerja, com isso algumas economias foram feitas na constituição e fiquei espantado com a coragem da junta, afinal, brigar com cartórios tem que ter peito...

1 - Apenas uma via é dada entrada.
2 - Economia em reconhecimento de firma já que ao inves de 3, apenas uma via é obrigatória.

Apos o deferimento ao contrario de antes, não são fornecidas vias originais autenticadas ao dono da empresa e apenas uma copia que pode ser conferida no site da Junta Comerciais.

Ate ai eu comemorei e pensei "A Junta ta se modernizando e vamos entrar no primeiro mundo",mas passados uns 4 meses da instituição da Chancela, alguns clientes têm me ligado reclamando que os Cartórios não estão querendo autenticar as copias, afinal se tratam de copias, e bancos não aceitam mais pois dizem que ao consultar o site da Jucerja aparece uma mensagem de que o processo não esta mais disponível para consulta.

Ai fiquei pensando e me arrependi de ter comemorado e fiquei matutando se não estamos sendo objeto de um golpe:

1 - Em nenhum lugar da Chancela vem dizendo que o documento têm validade,

2 - O documento que temos em mãos não prova que somos donos da empresa afinal é uma copia.

3 - ao tentarmos provar que estamos falando a verdade no site que estamos consultando diz que o documento não esta mais disponível,

4 - levando em conta os preços dos cartórios aqui do Rio, e que um contrato tem em media 4 paginas, uma autenticação saia por no máximo 25,00,preço arredondado,

5 - Hoje tenho que gastar R$ 135,00 para pedir uma Certidão para provar que sou dono da empresa,

Então pergunto aos amigos, isso é Golpe ou Modernização?
Aos advogados, é licito isso?

Att,

Marcos

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 08:51

Aqui não tem chancela digital.

Mais na Junta se paga para tirar certidões simplificadas e de inteiro teor.

--

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade