x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 703

Alteração Contratua por falecimento de Sócio

Fernando Braga

Fernando Braga

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 12:25

Bom dia, a todos!

Estou fazendo uma Alteração de Contrato por falecimento de sócio, porém não estou conseguindo da melhor forma descrever a entrada e saída da Herdeira, uma vez que na Clausula de falecimento da ultima alteração informa que a Herdeira só permanecerá na empresa se o sócio remanescente concorda. O mesmo não concorda e permanecerá só na empresa.

Na ultima alteração consta assim na clausula de Falecimento:
CLÁUSULA OITAVA – CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS:
As quotas são indivisíveis em relação à sociedade e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento dos demais sócios, aos quais fica assegurado, em igualdade de condições e preço, o direito de preferência para a sua aquisição, se postas à venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente.
Parágrafo único – No caso de um dos sócios desejarem retirar-se da sociedade, deverá notificar os outros, por escrito, com antecedência mínima de 90 (noventa) dias, e seus haveres, apurados em balanço especial, serão pagos em 30 (doze) prestações iguais e sucessivas, acrescidas de juros de 12% (doze por cento) ao ano e de correção monetária pelo IGPM, vencendo-se a primeira após 60 (sessenta) dias da data do balanço especial.

CLÁUSULA NONA – FALECIMENTO DE SÓCIO:
No caso de falecimento de qualquer sócio, a sociedade não se dissolverá, mas prosseguirá somente com os sócios remanescentes.
Parágrafo primeiro: A sociedade pagará aos herdeiros do falecido os seus direitos na forma estabelecida neste contrato, previsto no parágrafo único da clausula 8ª.
Parágrafo segundo: Os herdeiros do sócio falecido somente serão aceitos para fazer parte integrante do quadro social por deliberação única e exclusiva dos sócios remanescentes.

Agora, como posso redigir, informando o falecimento do sócio, a entrada e saída da Herdeira?

Desde já agradeço quem poder me ajudar.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 12:20

A herdeira não poderá entrar na sociedade.

Não há o que fazer senão o recebimento da parte do falecido na empresa mediante balanço especial e na forma de pagamento prevista no contrato.

Depois disso se formalizará a saída do falecido com juntada de cópia do inventário.

São 30 ou 12 parcelas como está no parágrafo único da cláusula 8ª retro transcrita?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies