Paulo Rocha
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
Boa Tarde,
Estou abrindo uma empresa LTDA e o sócio quer incluir o filho dele de 4 Anos como sócio, é possível?
respostas 5
acessos 5.510
Paulo Rocha
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
Boa Tarde,
Estou abrindo uma empresa LTDA e o sócio quer incluir o filho dele de 4 Anos como sócio, é possível?
Gilberto Esposti Junior
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeConforme o art. 1.690 do Codigo Civil é possivel incluir socio absolutamente ou relativamente incapaz, o contrato, na primeira hipótese, deverá ser assinado pelo representante legal, na segunda hipótese, pelo sócio e por quem o assistir.
Maicon Silva Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Paulo Rocha.
Sim. Hoje é possível incluir um filho menor de idade na sociedade.
Quando é menor de 16 anos e não emancipados, pode fazer o contrato social colocando o Pai ou Responsável como Procurador legal do filho. Tem que constar uma cláusula se eu não me engado.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa tarde amigos.
Apenas para ajudar o entendimento sobre tudo o que ja foi dito pelos colegas:
Reza o artigo 3º do nosso código, civil que, são absolutamente incapazes de exercer PESSOALMENTE os atos da vida civil os MENORES de dezesseis anos. Notem que eu grifei a palavra pessoalmente, isto porque o artigo 5º do mesmo código civil em seu parágrafo único, diz textualmente o seguinte; Parágrafo Único. Cessará, para os menores, a INCAPACIDADE:
Item I – pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos.
Diante do exposto, chegamos a conclusão que os menores de 16 anos, poderão ser sócio de uma empresa desde que sejam representado por seus pais.
Entretanto, o sócio menor de 16 anos representado pelos pais ou tutores, não pode obviamente ser administradores por serem totalmente incapazes perante a Lei.
Este é meu parecer sobre o assunto, salvo melhor juízo.
Abraços.
Paulo Rocha
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente AdministrativoBoa Tarde Amigos,
Agradeço ao retorno, muito obrigado.
Atenciosamente,
Paulo Rocha
Diego Valerio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Paulo, deve constar uma cláusula informando a emancipação!
Diego Valério
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade