x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 5.510

Qual a idade miníma para fazer parte de uma sociedade?

Gilberto Esposti Junior

Gilberto Esposti Junior

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 15:10

Conforme o art. 1.690 do Codigo Civil é possivel incluir socio absolutamente ou relativamente incapaz, o contrato, na primeira hipótese, deverá ser assinado pelo representante legal, na segunda hipótese, pelo sócio e por quem o assistir.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 15:10

Olá Paulo Rocha.
Sim. Hoje é possível incluir um filho menor de idade na sociedade.
Quando é menor de 16 anos e não emancipados, pode fazer o contrato social colocando o Pai ou Responsável como Procurador legal do filho. Tem que constar uma cláusula se eu não me engado.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 15:58

Boa tarde amigos.

Apenas para ajudar o entendimento sobre tudo o que ja foi dito pelos colegas:

Reza o artigo 3º do nosso código, civil que, são absolutamente incapazes de exercer PESSOALMENTE os atos da vida civil os MENORES de dezesseis anos. Notem que eu grifei a palavra pessoalmente, isto porque o artigo 5º do mesmo código civil em seu parágrafo único, diz textualmente o seguinte; Parágrafo Único. Cessará, para os menores, a INCAPACIDADE:
Item I – pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos.

Diante do exposto, chegamos a conclusão que os menores de 16 anos, poderão ser sócio de uma empresa desde que sejam representado por seus pais.
Entretanto, o sócio menor de 16 anos representado pelos pais ou tutores, não pode obviamente ser administradores por serem totalmente incapazes perante a Lei.

Este é meu parecer sobre o assunto, salvo melhor juízo.
Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade