Priscilla Nunes
Iniciante DIVISÃO 2 , DesignerOlá,
Sou sócia de duas micro-empresas juntamente com dois sócios, tenho 30% de ambas as empresas (os demais 50% e 20% respectivamente). Há algum tempo a empresa vem passando por dificuldades financeiras, e desde Maio de 2013 não realizo mais nenhum trabalho na empresa, nem recebo pró-labore ou qualquer outro tipo de retiradas.
Hoje fui contatada pelo sócio majoritário que gostaria de aproveitar a virada de ano para mudar o contrato social (irão trocar de sede e de escritório), e como a empresa acumula 220.000 em dívidas, e eu não tenho condições financeiras de arcar com os meus 30%, ele gostaria de aproveitar a oportunidade para trocar as minhas cotas pela dívida, ou seja, eu não pagaria nada da dívida, mas não receberia nada pela saída da empresa.
Estou meio confusa se isso é o correto a fazer. Se o valor da empresa é tudo que ela tem em dívidas, o melhor não seria declarar falência? Eu não poderia exigir o encerramento dela? Não tenho acesso aos dados financeiros reais da empresa há um bom tempo, pois o sócio majoritário é também o sócio administrador no contrato social mas, se mesmo com uma dívida nesse valor os dois sócios remanescentes querem manter a empresa, não é para eu ficar desconfiada?
Não quero continuar no negócio, e ficaria feliz em me ver livre de dívidas mas... Estou na dúvida se esse procedimento é correto de saída de um dos sócios, já que depois de ter investido os últimos 5 anos na empresa (e perdido muito financeiramente e profissionalmente) vou sair com uma mão na frente e outra atrás.