x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.029

Confusão patrimonial entre empresas que são sócias uma da ou

Rafael Barduco Argolo

Rafael Barduco Argolo

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Jurídico
há 11 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 14:32

Prezados (as), boa Tarde!

Estou com um problema, onde três empresas são sócias uma da outra. São três empresas com dois sócios e cada uma delas tem uma PJ e uma pessoa física, mas uma sócia de uma das empresas participa de todas as empresas. É possível?

Não estaria correndo na teoria da desconsideração da personalidade jurídica em razão da confusão de patrimônio?

Haveria alguma negativa da JUCESP para mudança de um sócio que deixaria uma única sócia sendo esta parte da outra empresa?

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 14:54

Amigo Rafael,

Demorei mais tempo lendo sua pergunta do que tentando encontrar as respostas...rsrs Situação bem complexa o relacionamento dessas empresas.

Pelo que entendi:

1 - Se o sócio que deixará a empresa, ficando assim composta a sociedade apenas pela sócia e a empresa, não tem problema dar a saída na empresa na junta pois o quadro societário existente de apenas duas pessoas (uma física e uma jurídica) já serviriam para manter enquadradas na mesma configuração de empresa societária como deve ser o caso.

2 - Se eu tiver entendido errado e na saída desse sócio restar apenas uma pessoa responsável pela empresa, então você deve transforma-la de sociedade pra firma individual.

Espero ter ajudado.

Sds,

Rafael Barduco Argolo

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Jurídico
há 11 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 15:29

Breno Duarte,

Minha pergunta foi um pouco complexa até para elabora-la. rs

Entendi sua resposta e ajudou bastante. Todavia, ainda me resta consultar a relação que forma um grupo econômico, mas acho que não compreende a este tópico.

Muito Obrigado!

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 15:35

Um procedimento também interessante para melhorar o controle e entendimento da situação de cada empresa quanto ao seu patrimônio é fazer um levantamento do imobilizado de cada CNPJ.

Apurando os tipos e quantidades de bens, os valores data de aquisição e documento base para suporte como a NF e contrato de compra.

Boa sorte companheiro.

Sds,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade