x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 2.405

Alteração de MEI para LTDA

Natalli

Natalli

Prata DIVISÃO 2 , Agente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:00

Estou alterando uma empresa MEI para Sociedade, e estou com algumas dúvidas na hora de preencher o DBE, na identificação eu já coloco o código de natureza 206-2??
Como ele era MEI e também vou fazer a alteração de endereço, capital social, estou com dúvida na elaboração do contrato social, vou incluir os sócios, alguém já teve caso assim?!

Obrigada.

Cleber Silva Ferreira

Cleber Silva Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:10

Ola Natalli

Primeiramente, antes de você fazer a alteração e transformação, você deverá desenquadrar a empresa MEI do Simples Nacional, feito isso deverá acessar o site da Jucesp, preencher e imprimir o formulário “capa marrom”, além do requerimento do empresário, solicitando o ato. Com o formulário em mãos, o usuário deverá juntar mais três vias do requerimento do empresário, três vias da comunicação de desenquadramento do Simei e dar entrada no protocolo da Jucesp. Não há cobrança de taxa para o ato.

Após fazer a primeira etapa, deverá fazer o processo de transformação.

Feito a transformação, ai sim poderá fazer as demais alterações.

Espero ter ajudado

Lynn Ohana

Lynn Ohana

Prata DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 18:13

Natalia,

Antes de fazer o desenquadramento como MEI você deve fazer todas as alterações necessárias: Nome empresarial, endereço, atividade... Isso evita que você tenha que pedir a alteração dos dados depois que você já for ME (Neste caso a junta cobra uma taxa para fazer alteração).

Att

Natalli

Natalli

Prata DIVISÃO 2 , Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 07:49

Lynn Ohana

Eu gostaria de fazer as alterações pela junta (mesmo cobrando as taxas), sabe por que, para mim ter o requerimento, no caso o contrato social... pois eu fazendo a alteração pelo mei e depois desenquadrando, ainda vou continuar com o certificado do microempreendedor, tá certo?

Aline Souza

Aline Souza

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 10:20

Bom dia,

Aproveitando o Tópico da colega Natalli, preciso fazer uma alteração de MEI para Empresário Individual, aqui em Minas Gerais.

Alguém saberia me informar como procede na JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais) e na Receita Federal?

Em qual órgão devo iniciar os procedimentos de alteração?

Certa de um retorno dos colegas, agradeço.

Aline Souza
Lynn Ohana

Lynn Ohana

há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 12:11

Natalli,

As alterações que me referi são quanto a Nome, atividade, endereço... Se você quiser fazer qualquer alteração após ter pedido o desenquadramento do MEI terá que pagar uma taxa a mais.

Os precedimentos são esses:
1º Altera
2º Desenquadra
3º Solicita Requerimento Empresário
4º Solicita Transformação LTDA

Quando você desenquadrar não vai poder mais tirar o CCMEI.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 12:34

Tenho uma duvida,

Um cliente que era MEI quer mudar para sociedade ltda. É Mais rapido fazer a alteração na junta comercial pegar o requerimento e depois dar entrada no contrato como sociedade ltda e DBE para receita ou baixar o MEI do camarada e dar entrada normalmente na sociedade?

Se eu fizer a primeira opção continuarei com o mesmo numero do CNPJ ?

Sds,

Lynn Ohana

há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 12:59

Breno,

Se você baixar o MEI e abrir uma sociedade você vai gastar menos com as taxas da JUNTA e o processo é mais rápido (e mais fácil), no entanto você perde o tempo em que a empresa está ativa no mercado.

Se você optar pela transformação o CNPJ continuará o mesmo.

Att

Lynn Ohana

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 13:15

Obrigado Lynn,

O MEI é recente de apenas 04 meses, sendo assim vou baixar esse cadastro e fazer um novo com a sociedade. Nem cadastro com bancos eles tem ainda.

Sds,

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 13:54

Boa tarde, desenquadrei um MEI no final de 2013, não tem como eu emitir o certificado. Como procedo?
É opcional fazer o processo e mandar para junta? pois eu só queria desenquadrar no site e deixar os outros dados da mesma forma.
Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade