x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.197

Abertura de associação ou ONG para envio de Doações para Ext

Renan Bertizoli

Renan Bertizoli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 19:30

Boa noite,

Fiz uma pergunta mais cedo mais acho que com menos clareza,

Andei verificando e vi que tanto pessoas fisicas ou juridicas que queiram enviar doações para o exterior são tarifadas pelo ITCMD, no meu caso de SP, constatei tambem que existe um isenção para associações e/ou ONG´s desde que seja destinada para nao gerar nunhum tipo de lucro e fim economico apenas para ajuda,

Isso aconte com um cliente, ele envia doações só que como pessoa fisica e é tributado por isso, seria melhor abrir um associação ja que essa transação ocorrera sempre.

Minha dúvida é se nessa situação deveria abrir como ONG ou uma associação.

Desde já agradeço

Renan Bertizoli

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 14:47

Renan Bertizoli, boa tarde.

ONG ou uma associação isso é irrelevante, o que é relavante para a situação é o título de Utilidade Pública que garante às entidades desse genero o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Renan Bertizoli

Renan Bertizoli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 19:59

A intendi, muito obrigado, quanto ao que a associação vai exercer, que é o envio de doações para o exterior, mais precisamente para Cuba, teria alguma tributação, ou regra que de alguma forma possa insentar a associação, pois meu cliente faz essas transferencias como pessoa fisica, e é tributado pelo ITCMD, ai esta o motivo de abrir um associação, para ter algum tipo de beneficio, e quanto ao Titulo de Utilidade Pública, onde consigo informações sobre ele.

Desde já agradeço essa informação

Att.,

Renan

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies