x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 787

Um projeto a um passo de virar uma empresa

Marcelo Vitório

Marcelo Vitório

Bronze DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 19:57

Boa Tarde!

Pessoal, estou com uma enorme dúvida, peço a gentiliza a quem souber sua ajuda.

Eu e mais dois amigos começamos um projeto em janeiro de 2013. Cada um entrou com 10 mil reais para comprar os móveis, computadores, ar condicionado, etc. para startar o projeto. E assim foi durante todo ano de 2013. O projeto foi concluído e hoje temos nosso produto. O produto consiste em um website para internet. Semana passada apresentamos o projeto para uma empresa na qual ficou muito interessada em fazer um aporte financeiro muito bom por 30% do projeto. Fiquei na seguinte situação.
• Não sei se abro a empresa com os sócios iniciais e depois fechamos com a empresa interessada. Quais os prós e contras?
• Não sei se abro a empresa colocando todos no contrato social. Quais os prós e contras?

Gostaria de saber qual a melhor forma, pois a empresa interessada só coloca o dinheiro no projeto se todo o aporte for para investimento no negócio.

Peço a ajuda dos colegas para a melhor solução deste caso.

Muito Obrigado!

Henrique

Henrique

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 21:36

Ola Marcelo Vitório.

Vamos vê se entendi correto, o Sr e mais 2 amigos estão em um empreendimento desde janeiro/2013, correto? Cada um entrou com capital para elaboração desse projeto, mas não abriam empresa, ao termino desse projeto foi apresentado a uma empresa, que propõe um aporte financeiro, para colocar no mercado sendo um empréstimo, ou, para participar desse empreendimento entrando com mais capital?

Uma coisa posso lhe dizer o Sr e os seus amigos já são uma sociedade informal, basta agora como era pra ter sido dês do começo, providência a abertura da empresa, não compreendo o termo que o Sr em colocar ou não colocar os nomes dos seus amigos no contrato, eles participaram junto com o Sr dês do começo, então nada mais justo que os nomes deles esteja devidamente registrado na empresa.

Recomendo o Sr que pesquisa sobre registrar marca e patente, pois hoje em dia não podemos dar bobeira, temos que nos proteger nossas idéias inovadoras, assim evitamos dores de cabeças mais graves.

atenciosamente;

Henrique

http://www.achehenrique.net

Marcelo Vitório

Marcelo Vitório

Bronze DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 20:47

Então... Deixa eu explicar melhor. Eu e os dois amigos somos sócios no projeto e seremos também na futura PJ. Porém, os caras que vão investir no projeto querem 30% da PJ no contrato social, logo eles vão colocar o dinheiro por 30% e ficamos com 70% entre nós três. A quantia que eles irão colocar é um pouco alta e sabem que é capital de risco, se der certo eles tem 30% da empresa se não der perdem o valor investido e ficam com 30% de uma massa falida. Gostaria de saber como vai ficar capital social da empresa já que eles irão entrar com grana e nós entraremos com o projeto (software) e trabalho.

Levando em consideração que investidores querem os 100% do capital aportado no plano de negócio do projeto. Não querem pagar imposto sobre esse aporte. Como podemos fazer isso?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade