Levi Nunes
Iniciante DIVISÃO 3 , Escriturário(a)Prezados, bom dia!
Estou para ser convocado para assumir um cargo público, mas MUITO PREOCUPADO. Há poucos dias um amigo meu me disse que se eu fosse sócio-gerente de alguma organização poderia ter algum óbice, se fosse apenas cotista não teria problema. Verifiquei no contrato social que a empresa que eu tinha há mais de dez anos tem a mim como sócio-gerente. O fato é que na Junta comercial a empresa ME está como cancelada (não há movimento há mais de 10 anos). Porém, na receita o status é de "ativa", com "data da situação cadastral" de 03/11/2005.
Ora, não é fato que se não houver movimentação financeira durante 3 anos, a empresa é encerrada/baixada/cancelada junto à Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura e nos demais órgãos em que existir o seu registro? Por que continua na Receita Federal?
Outra pergunta, tenho duas opções, a 1ª é pedir a baixa definitiva na JUNTA e na Receita. E a 2ª é pedir alteração de gerência para minha sócia (ela se prontificou a isso).
Se eu fizer essa alteração já resolveria meu problema, pois ela ficaria como sócia-gerente, mas quero logo dar baixa e pagar o que tiver que pagar. A pergunta é a seguinte: E se eu der baixa na JUCES e for à Receita (marcada para o dia 05/03) e lá não puder dar baixa, poderia voltar na Junta e solicitar a alteração, ao invés de baixa (solicitada inicialmente)?
Outra coisa: Na Receita eu posso dar baixa a qualquer momento? Pelo menos o processo se inicia ali mesmo?
E por último, Se eu só alterar o contrato social na JUCES, a receita ficará sabendo da alteração automaticamente ou teria que ir lá?
Agradeço a atenção!!!!!!!!!!