x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 17

acessos 29.906

TRANSFORMAR FIRMA INDIVIDUAL EM SOCIEDADE

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 22 agosto 2006 | 16:52

Oi José

Não há como transformar uma empresa individual em sociedade limitada, a menos que esta nova empresa (Ltda) seja formado por um sócio pessoa física e outro sócio pessoa jurídica (empresa individual).

Neste caso deveria haver um interesse particular maior em se proceder a transformação, haja vista que a empresa assim constituída terá vedada sua opção pelo Simples, o CNPJ não será o mesmo da empresa individual (sócia) e outras
"desvantagens" a se considerar.

Veja neste fórum no tópico "Registro de Empresas" respostas a indagação parecida sob o titulo de "Transformar ME -Individual para Ltda com Sócio." Muito bem abordada
por Rogério César inclusive no tocante a Inscrição Estadual

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 19:15

Oi pessoal!
Estou com o mesmo problema, mas é uma limitada se transformar em individual!
Na Jucesc aqui faz, mas só para alguns tipos de empresa.
Deixo o link
http://www.jucesc.sc.gov.br//arq/download/transformacao.pdf
Mas, se tem mais alguma novidade que possam me ajudar, pois é empresa normal simples ME, um sócio desistiu, e o outro quer continuar! mas quer ficar com as inscrições para não mudar muita coisa da empresa.
att

Rafael Camargo

Rafael Camargo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 19:54

estou no meio de um processo de uma alteracao dessa...pela informacoes que recebi pela econet, continua igual so que ltda, se é simples continua simples nao perde beneficio nenhum...

so que aqui na minha cidade a junta envia o processo para SP entao demora de 15 a 60 dias =/

foda que a conectividade icp esta ai, se demorar muito pra vir, nao vai dar tempo de pedir no novo nome da empresa...nao sei oq eu vou fazer ainda...

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 10:01

Bom Dia Rafael.

Aconselho a fazer a alteração da empresa primeiro, pois, o icp só será obrigatorio apartir de janeiro ou seja. ainda tera tempo necessario para se adguar ao sistema.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Rafael Camargo

Rafael Camargo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 16:22

eu estou fazendo a alteração, mais a 1ª tentativa deu exigencia, acusando que eu mudei o objeto, mais nao foi mudado é que o objeto antigo nao existe mais depois que foi alterado a tabela de cnaes...dai eu fiz uma alteração no empresario, passando pro cnae novo e ja fiz o novo procedimento para alterar empresario --> ltda...estou esperando agora, vamos ver o que vai dar!

Rocival Pereira de Lima

Rocival Pereira de Lima

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 11:59

Olá pessoal bom dia ! Vou fazer um processo de transformação de empresário individual, em sociedade ltda,o sócio é outra empresa, é possível ? Alguém tem um modelo de contrato específico ? qual o procedimento ? agradeço a todos que me ajudarem. Quanto mais informações melhor! Abçs. a todos.

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 13:32

Boa Tarde Rocival.

ALTERAÇÃO DO TIPO JURIDICO
Empresa (individual) para limitada?

Com a vigência da Lei Complementar nº 128/2008, é possível sim "transformar" um Empresário (natureza jurídica 213-5) em sociedade empresária limitada (natureza jurídica 206-2). É só procurar a junta de registro mercantil e solicitar a alteração de empresario (individual) para sociedade empresária. A base legal segue abaixo:

Art. 10 da Lei Complementar nº 128/2008:

Os arts.
968 e 1.033 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, passam a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 968. ......................................................................

.............................................................................................

§ 3º Caso venha a admitir sócios, o empresário individual poderá solicitar ao Registro Público de Empresas Mercantis a transformação de seu registro de empresário para registro de sociedade empresária, observado, no que couber, o disposto nos arts. 1.113 a 1.115 deste Código." (NR)

"Art. 1.033. .....................................................................

Parágrafo único. Não se aplica o disposto no inciso IV caso o sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, requeira no Registro Público de Empresas Mercantis a transformação do registro da sociedade para empresário individual, observado, no que couber, o disposto nos arts. 1.113 a 1.115 deste Código." (NR)


NA JUCESP

1º - Elaborar Declaração endereça a JUCESP, DO EMPRESARIO INDIVIDUAL sob forma de Requerimento veja o modelo " A Junta Comercial do Estado de São Paulo" em 4 vias; Veja nesta pasta MODELO 1

Nota de esclarecimento: Colocar a data do dia em que esta fazendo o procedimento, essa mesma data também vai no Contrato Social por Transformação de Empresário.

2º - Elaborar o Contrato Social por Transformação de Empresário, dando o Nome Empresarial a ser Adotado. Veja nesta pasta o Modelo 2 , quando o empreario transformado não tem filial e o modelo 3 quando o empresário transformado tem filial (imprimir 3 vias).

Nota de esclarecimento: Na clausula que iniciou a atividade, Colocar a data do dia em que esta fazendo o procedimento, essa mesma data também vai no Contrato Social por Transformação de Empresário.



JUCESP CADASTRO WEB - PASSO A PASSO


1º - PRIMEIRO PASSO > EFETUAR O CADASTRO WEB DA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE

ele vai lhe dar os relatórios de "Constituição normal; esse primeiro passo vale para empresa que não tem filial


EM HAVENDO FILIAIS (NO EMPRESARIO TRANSFORMADO O TIPO JURIDICO) faça o segundo passo.

2º - SEGUNDO PASSO > fazer o CADASTRO WEB DE ABERTURA DE FILIAL SEM NIRE, DEPOIS AMARRAR ESSE PROCESSO NO CADASTRO DA WEB DO 1º PASSO, ESSA AMARRAÇÃO DEVE SER FEITO COMO: "Inclusão de processo" Ai ele vai lhe dar os relatórios de "Constituição normal; Abertura de Filial", como outro numero de processo, que deverá amarrado, conforme orientação da rotina do 3º passo



3º - SEGUNDO PASSO > EFETUAR O CADASTRO DA WEB EMPRESARIOO

Acessar o Cadastro da WEB/JUCESP > EMPRESARIO >- DIGITE O NIRE DO EMPRESARIO > SELEÇÃO DE ATOS, ESCOLHER:
Arquivamento de Documentos de Interesse da Empresa/Empresário C5
> CLICAR EM PROXIMO > EM TIPO DE DOCUMENTO SELECIONE "OUTROS" EM DESCRIÇÃO DESCREVA: " Transformação de empresário individual: (nome do empresário e o Nire) para sociedade empresária limitada: (nome empresarial da sociedade constituída), nos termos da LC 128/08, art.968, §3º".
> VALIDAR DADOS > PROXIMO
NOTA DE ESCLARECIMENTO: ANTES DE GRAVAR, DEVE VINCULAR ESTE PROCESSO AO DE CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE CONFORME ORIENTAÇÃO DO 1º PRIMEIRO PASSO OU AO 2º SEGUNDO PASSO.
IMPRIMIR TODOS OS FORMULARIOS DO CADASTRO DIGITAL - NÃO SE ESQUEÇA: TEM QUE TER GARE-DR + DARF
Nesse ato se voltar com exigência é solicitado que nos ATOS EMPRESARIO, faça um DARF código 6621 no valor de R$ 10,00, recolha e anexar junto.
ANEXAR 4 VIAS DO REQUERIMENTO A JUCESP (PEDIDO DE ALERAÇÃO DO TIPO JURIDICO DE EMPRESARIO PARA SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA).
NA RECEITA FEDERAL DO BRASIL



NA RECEITA FEDERAL DO BRASIL E NO ESTADO TEM QUE SE FAZER UM PEDIDO DE ALTERAÇAO DE OFICIO, JA QUE ATÉ ESTA DATA O PGD NÃO TEM ESSA ROTINA.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
MARIA ADRIANA DOS SANTOS CORREA

Maria Adriana dos Santos Correa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:13

Maria Ap. Bomfim da Silveira. Brichi, boa tarde!
Voce teria um modelo de contrato social onde é feito a transformaçao de tipo juridico de empresario para sociedade?

Contadora na Empresa Integra Assessoria Contabil
Abertura,Alterações, Encerramento de Empresas, Contabilidade em Geral.
DAIANA PADOVEZ

Daiana Padovez

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 12:00

bom dia, por favor alguem já fez o processo de transformação de empresario individual em sociedade limitada usando o novo aplicativo do Cadastro - web da Jucesp, pois agora tem a opção no preenchimento da contituição da sociedade o item transformação de tipo jurididco onde vc inclui o nire da empresa individual tranformada, assim gostaria de saber se o procedimento antigo de preencher dois processos não é mais necessario, e somente fazer este de constituição por transformação? já procurei no site da Jucesp maiores informações mais não tem apenas uma publicação dizendo desta alteração no cadastro Web. Agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.