x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.922

Firma Individual

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 16 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 16:40

Pessoal,

Uma pessoa quer abrir uma Firma Individual e quer saber se será possivel participar de licitações na área de informatica (venda e serviços) utilizando esta empresa. Ela precisa saber também se os serviços de informatica está incluso nos itens considerados como serviços intelectuais e cientificos, já que estes serviços são vedados ao empresario individual pela codigo civil de 2002.

Fábio dos Reis
[email protected]
Analista de Depto de Pessoal
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 16 fevereiro 2008 | 13:10

Boa tarde Fabio.

As chamadas firmas individuais terão seus registro formalizados nas juntas comerciais, logo, não podem conter em seus objetos sociais os serviços pauta pelo motivos citados por você.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 17:32

Boa tarde Amigos!

Uma pessoa formada em Fisioterapia pode se enquadrar como Empresario Individual?
Fiz uma consulta recentemente com uma empresa de consultoria contabil e mesma me respondeu que não poderia se enquadrar como empresario individual e sim como uma sociedade simples ou limitada, porém não me forneceram embasamento para que eu possa estar orientando o meu cliente.
Somente me orientou que essa atividade poderá ser tributada sob o lucro Presumido ou Real, e caso fosse lucro presumido não poderia se beneficiar da presunção do IRPJ com base nos 16% por ser um profissional regulamentado.

Caso algum amigo conheça uma situação semelhante, peço a gentileza que me oriente.

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.