x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 4.530

Atividade econômica divergente entre Jucesp e Receita

Barbara Rodrigues

Barbara Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 12:00

Olá!
Sou nova por aqui e estou tendo um problema com uma empresa e, sinceramente, nunca tinha ocorrido comigo.

Uma empresa foi constituída pelo site do Microempreendedor Individual como mei. Um tempo depois, foi feita uma alteração de atividade econômica (passou de transporte rodoviário de carga [que tinha inscrição) para aluguel de andaimes e máquinas para construção [o que ocasionou a Baixa de sua IE automaticamente, por não ter obrigatoriedade de inscrição no estado).
No entanto, essa empresa foi DESENQUADRADA o MEI, e para obtermos o seu Requerimento de empresário Registrado, precisaríamos fazer a alteração de nome empresarial. Fiz o DBE, mas o mesmo é sempre INDEFERIDO pela SEFAZ/SP, onde aparece a mensagem de que A SITUAÇÃO CADASTRAL DA EMPRESA CONSTA COMO IRREGULAR JUNTO AO POSTO FISCAL, mas quando imprimo uma CADESP, a empresa consta como BAIXADA.
Sendo assim, me dirigi até o Posto Fiscal aqui da cidade e, me informaram que, além desse aviso (que provavelmente é decorrente de algum erro no sistema da SEFAZ-SP, a empresa não teve a alteração de atividade registrada pela Jucesp, ou seja, a atividade constante na Jucesp (Transporte Rodoviário de Carga) obriga-se à IE, mas a constante na RFB e no PF (aluguel de andaimes e máquinas para construção), não. Provavelmente seria por isso que estejam indeferindo esse DBE, impossibilitando que o empresário registre o seu Requerimento de Empresário, assim, fica sem nenhum documento que comprove que ele realmente é um empresário individual.

Alguém já precisou resolver um problema parecido com este?
Meu cliente está desesperado.

Obrigada!

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:50

Boa Tarde Barbara, sugiro que você monte um processo com as documentações que comprovem a atual situação da empresa e explicando tudo o que aconteceu e as dificuldades que você esta tendo com essa alteração e protocole na sefaz- sp.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Barbara Rodrigues

Barbara Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 11:47

Olá Felipe!

Na verdade até conversei com o responsável pelo chefe do posto fiscal aqui da minha cidade, mas o mesmo me disse que não podem fazer nada pois o indeferimento da DBE está sendo feito diretamente no sistema da SEFAZ-SP e não por um fiscal.

Hoje pela manhã fui até a RFB e me deram a orientação de, ao invés de deixar a Jucesp igual a RFB, faço um DBE solicitando alteração de atividade para TRANSPORTE DE CARGA (como está na JUcesp) e ver se consigo uma IE.

Vou aguardar...

Obrigada

BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 13:16

Olá Barbara Rodrigues ,

Já tive um problema parecido, foi feita a alteração de endereço no portal do empreendedor, e posteriormente fiz o desenquadramento do MEI.

Porém na Jucesp ficou o endereço antigo e no cartão do CNPJ o novo endereço.

A solução será fazer a alteração de atividade na Jucesp e alterar a atividade no DBE (faça o pedido de IE - evento 601)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade