x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.229

Alteração de natureza jurídica!

Nicolle Buratto

Nicolle Buratto

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 10:29

Olá, estou fazendo uma transformação de natureza jurídica de empresário para ltda. Bom a empresária tem um valor de 20.000 quotas e investirá mais 35.000 quotas, totalizando 55.000 quotas e o sócio que está entrando investirá 55.000 quotas. Segundo a Jucema (Junta Comercial do Estado do Maranhão), eu devo explicar no contrato o que citei anteriormente. A forma de investimento será em moeda corrente do país.
Eu fiz dessa forma:

" A sócia -------------------, possuidora de 20.000 (Vinte mil) quotas no valor de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), investe mais R$ 35.000,00 (Trinta e cinco mil reais), divididos em 35.000 (Trinta e cinco mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real), totalizando 55.000 (Cinquenta e cinco mil) quotas no valor de R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil reais), cada uma integralizadas, neste ato em moeda corrente do país.

O sócio ----------------------, investidor de R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil reais), divididos em 55.000 (Cinquenta e cinco mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real), cada uma integralizadas, neste ato em moeda corrente do país. "

Preciso saber se esta forma está correta. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito!
Fiquem todos com Deus, bjus.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 11:39

Nicolle,

Na descrição do capital da sócia, eu substituiria "...investe mais...", por "...integraliza neste ato em moeda corrente do país, mais ....." e no final do parágrafo, também substituiria "...integralizadas neste ato em moeda corrente do país." por, "... totalmente integralizados em moeda corrente do país."

Explicando, é só a parte agora acrescida pela antiga empresária (R$ 35.000,00) que de fato está sendo integralizado "neste ato", pois, os R$ 20.000,00 que antes possuía, já estava nessa condição (de integralizado); o mesmo raciocínio se aplica à modificação do parágrafo final, já que não é o valor da participação total da sócia que está sendo agora integralizado.

Qtº à participação do sócio admitido, está correta a afirmação pois o aporte de capital que lhe é correspondente está chegando agora, ou seja, "neste ato".

É só uma sugestão.

Recomendações

Nicolle Buratto

Nicolle Buratto

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 14:24

Muito obrigada Jacyara
Posso fazer assim no contrato ? em uma cláusula eu explico como cada um investiu na sociedade, e na outra eu demonstro ?

"SEGUNDA - A sócia ------------------, possuidora de 20.000 (Vinte mil) quotas no valor de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), integraliza neste ato em moeda corrente do país, mais R$ 35.000,00 (Trinta e cinco mil reais), divididos em 35.000 (Trinta e cinco mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real), totalizando 55.000 (Cinquenta e cinco mil) quotas no valor de R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil reais), totalmente integralizados em moeda corrente do país. O sócio -----------------, investidor de R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil reais), divididos em 55.000 (Cinquenta e cinco mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real), cada uma integralizadas, neste ato em moeda corrente do país.

TERCEIRA – O capital social será de R$ 110.000,00 (Cento e dez mil reais), divididos em 110.000 (Cento e dez mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (Um real) cada uma, integralizadas, neste ato em moeda corrente do país, distribuindo–se entre os sócios da seguinte forma:

SÓCIOS Nº DE QUOTAS VALOR (R$) %
------------------------------ 55.000 55.000,00 50
------------------------- 55.000 55.000,00 50
TOTAL 110.000 110.000,00 100"

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 12:07

Nicolle,

Acho redundante (na cláusula 2ª) a parte "Investidor de ...do país". É uma repetição, mas, fica a seu critério.

Qtº ao ...integralizados, "neste ato...." que consta na 3ª cláusula em relação ao total do capital, eu retiraria o "neste ato" já que só parte dele o foi.

Muitas recomendações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade