Vautier Antunes Sobrinho
Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)BOA TARDE.
Gostaria de saber se há possibilidade de transformar uma sociedade limitada em uma firma individual. Se possível, qual o procedimento.
Atenciosamente,
Vautier
respostas 25
acessos 17.143
Vautier Antunes Sobrinho
Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)BOA TARDE.
Gostaria de saber se há possibilidade de transformar uma sociedade limitada em uma firma individual. Se possível, qual o procedimento.
Atenciosamente,
Vautier
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa tarde Vautier.
Não é possível transformar uma sociedade em Firma Individual.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)E o contrário??
Existe alguma possibilidade de se "transformar" uma empresa Firma Individual em Sociedade Ltda???
Até onde conheço não existe esta possibilidade, mas um cliente que tem uma firma individual que fazer uma sociedade e segundo um advogado que ele consultou pode fazer esta transferência (de individual para Ltda).
Alguém sabe se pode ou não e tem a base legal???
Muito obrigado pela atenção.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Bom dia Wilson.
Não pode, mas o acervo Patrimonial da extinta empresa individual podera seraproveitado para a composição do capital da sociedade empresária limitada.
Moderador , Contador(a)Paulo da Costa Machado
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá, Wilson: Vc tem a alternativa de ir transferindo à medida que a nova empresa vá vendendo.
Moderador , Contador(a)Paulo,
Para fazer desta maneira, eu teria que abrir uma empresa Ltda em outro endereço e ir tirando as NF's para fins de ir baixando o estoque, para depois sim fazer a alteração de endereço. Evitando assim a tributação do estoque.
Contador sofre muito...rrsssss
No meu caso, quando este cliente foi abrir a empresa eu expliquei perfeitamente como funciona quando a empresa é Empresário Individual e quando é uma Sociedade Limitada. Um dos pontos que eu faço questão de frizar é em relação à tranferência.
Mesmo assim o cliente optou por abrir como Empresário Individual.
Agora vem me falar que quer colocar mais um sócio e que o Advogado dele falou que pode fazer esta transferência.
Claudia
Prata DIVISÃO 2 , Sócio(a) ProprietárioOI boa tarde.
teve alguma alteração sobre a transformação de sociedade para firma individual?
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Claudia,
Acesse o site da Junta Comercial de Sergipe (https://www.jucese.se.gov.br) e lá vc encontrará todas as orientações, inclusive, modelos.
Moderador , Contador(a)Boa tarde Claudia!
Houve (sim) significativas alterações na legislação que permitem a "transformação de sociedade para firma individual".
Também já discutimos muito no Fórum Contábeis sobre este assunto e, para cumprir as determinações das Regras do Fórum, você poderá fazer uma pesquisa no Banco de Dados do Fórum e, encontrará vasto conteúdo que lhe ajudará em suas dúvidas.
Persistindo as dúvidas, volte a postar.
Claudia
Prata DIVISÃO 2 , Sócio(a) ProprietárioObrigada Wilson, vou fazer a pesquisa.
Ana Cristina de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeOk,
Fiz uma vasta pequisa inclusive já baixei os anexos.
Só não encontrei como redigir o texto da alteração contratual.
Tenho um sócioX que está saindo. Ele não entra na alteração? No modelo em anexo não menciona o nome do sócio que está saindo, somente o que permanece, é isso mesmo?
Ele não assina, concordando com sua saída. Me perdoe a ignorância, é que isso é novo pra mim Já fiz o contrário Individual para Ltda.
O Capital passa todo pro empresário? Não altera?
Desde já agradeço
Moderador , Contador(a)Boa noite Ana Cristina de Oliveira!
Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.
Em relação à sua dúvida, muito já se discutiu neste fórum sobre este assunto.
Prova disto temos esta postagem e esta outra aqui.
Por isso, aconselho a fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=transforma%E7%E3o&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D5" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa sobre o assunto e a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa.
Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Ana Cristina,
Se a empresa atualmente é composta por 2 sócios, a primeira coisa a se fazer é uma alteração contratual onde um deles se retirará, e o outro (o que vai ser o empresário) ficará como detentor de todas as cotas do capital. Essa é a condição para que a transformação (de sociedade em Empresário) possa ser efetivada. Feita a alteração, aí sim vc poderá entrar (na Junta Comercial) com a transformação.
Qualquer outra dúvida, retorne.
Abçs
Ana Cristina de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidadeok, Jacyara
Muito Obrigada!
Osvino Cavedon
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)INSTRUÇÃO NORMATIVA DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL
DO REGISTRO DO COMÉRCIO - DNRC Nº 112 DE 12.04.2010
D.O.U.: 26.04.2010 - republicado no DOU de 28.04.2010
Dispõe sobre o processo de transformação de sociedades empresárias, contratuais, em
empresário e vice-versa, e dá outras providências.
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO COMÉRCIO -
DNRC, da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior, no uso das atribuições que lhe confere o art. 4º da Lei Nº
8.934, de 18 de novembro de 1994, resolve:
Art. 1º Institui normas atinentes aos procedimentos de transformação de empresário
individual em sociedade empresária contratual, e desta em empresário individual em
decorrência do disposto no art. 10 da Lei Complementar Nº 128, de 19 de dezembro de
2008, que acrescenta § 3º ao art. 968 e parágrafo único ao art. 1.033 da Lei Nº 10.406,
de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil Brasileiro.
Moderador , Contador(a)Boa tarde Osvino Cavedon!
Qual o intuito desta sua postagem??
Não seria melhor indicar o link desta legislação, ao invés de apenas copiar e colar (sem ao menos editar)??
Osvino Cavedon
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Falhei desculpe.
IN N° 112, de 12/04/2010.
Dispõe sobre o processo de transformação de sociedades empresárias, contratuais, em empresário e vice-versa, e dá outras providências.
http://www.dnrc.gov.br/legislacao/dnrl200v.htm
Moderador , Contador(a)Bom dia Osvino Cavedon!
Nós do Fórum Contábeis o agradecemos pela boa vontade em nos manter atualizados e informados das alterações legislativas.
Mas já temos publicada no Fórum Contábeis esta legislação, o que torna sua mensagem duplicada.
Veja que nesta postagem, em minha mensagem "Postada Segunda-Feira, 3 de maio de 2010 às 09:26:27", eu já informei aos amigos sobre esta "nova" legislação.
No mais, desejo a você um ótimo dia.
Suely Rodrigues Tavares Horacio
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoaTarde!!
Olha, eu já sei que posso transformar uma empresa individual (Empresário) em Sociedade Empresária Ltda, sendo que gostaria muito de ter um modelo desta transformação, digo como é feito o preenchimento, se alguém puder me enviar, eu desde já agradeço.
Grande abraço.
Campos -RJ, 20 de Julho de 2010.
Suely Horácio.
Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Suely Rodrigues Tavares Horacio: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadePor favor, preciso urgente.................rsrsrs.
Moderador , Contador(a)Boa tarde Suely Rodrigues Tavares Horacio!
Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.
Estive olhando sua mensagem "Postada Terça-Feira, 20 de julho de 2010 às 12:37:45":
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Suely,
Acesse o site do DNRC (https://www.dnrc.gov.br) e leia atentamente a Instrução Normativa nº 112, de Abril de 2010. Tem muita orientação e modelos.
Sucesso!
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeWilson Fernando de A. Fortunato
Obrigada!!!
Me ajudou muito, valeu mesmo a dica.
Suely Rodrigues
Tatiana Morais Correa Leite
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom Dia...
Tenho uma empresa com dois socios, uma sociedade Ldta que foi vendida, e tenho que altera-la para empresario individual. É possivel fazer essa alteração???
Moderador , Contador(a)Boa noite Tatiana Morais Correa Leite!
Como já dissemos neste mesmo tópico, é possível sim efetuar esta transformação.
Para maiores informações, faça uma pesquisa sobre o assunto no Banco de Dados do Fórum.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade