x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 31

acessos 4.881

Abertura Empresa RJ

THIAGO HERCULIS GOMES BARROS

Thiago Herculis Gomes Barros

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:19

Boa Tarde!

Estou com umas duvidas em abertura de empresa no RJ pois sou de SP .

Já fiz a DBE, liberou a VIABILIDADE e na JUNTA preenchi o requerimento onde me gerou RELATORIO DE CONCLUSAO, REQUERIMENTO E Declaração ME.

Minha duvida é que não gerou nenhuma taxa, qual seria agora o procedimento? tento ligar na JUNTA mas é muito difícil pois não atendem.

Desde já agradeço a Atenção.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 16:32

Boa tarde Thiago,

A taxa não é gerada automaticamente. Entre no link www.jucerja.rj.gov.br faça um cadastro e gere a guia.

Juntamente com essa guia, você deverá pagar um DARF 6621, veja o valor da guia aqui http://www.jucerja.rj.gov.br/Servicos/TbPrecos/
Normalmente o valor é de R$ 21,00.

E caso você não saiba, a JUCERJA usa formulário próprio para dar entrada nos processos. A venda é feita por papelarias aqui no Rio.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 11:05

Bom dia Eric,

Sou de S.J.Campos - SP, e estou abrindo a empresa por aqui, porém preciso deixar tudo bem organizado, pois o meu cliente que irá protocolar os documentos na Junta.

Só confirma por favor se ainda preciso fazer mais alguma coisa, eu fiz a Viabilidade no Alvarajá no site da Prefeitura, depois a viabilidade na Jucerjá, depois o DBE, o Requerimento Eletrônico, que já me liberou a capa do processo, o requerimento de empresário e o enquadramento de ME, agora é só pagar as taxas né? O E-rucca é só depois que sair o CNPJ?

Além dos DARF's cod. 6621, eu tenho que pagar algo mais, pessoalmente la na Junta?

Outra dúvida, além dos documentos liberados pelo site da Junta (capa, requerimento de empresário e o enquadramento de ME), eu ainda tenho que comprar esse formulário?

No caso de Empresário Individual quantas vias tenho que enviar do Requerimento Empresário e do Enquadramento de ME.
Preciso reconhecer firma em algum documento?

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 14:42

Boa tarde,

Correto, basta pagar as taxas. O e-rucca deverá ser preenchido após o CNPJ ou, se for o caso, depois da Inscrição Estadual.

Você deverá pagar um DARF 6621 e um darj, retirado no proprio site da JUCERJA. www.jucerja.rj.gov.br faça um cadastro e gere a guia.

Não é preciso pagar nada a mais. E leve as guias originais junto ao processo. Se for pago pela internet, anexe as guias e o comprovante de pagamento.

Sobre o formulário, alguns fiscais pedem somente o impresso e outros pedem os 2. Para não correr o risco do processo cair em exigência, sempre levo os 2.

Leve 4 vias do requerimento e 2 do enquadramento de ME.

É necessário o reconhecimento de firma apenas no requerimento de empresario.
E autentique 1 via do RG e CPF do sócio.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

há 10 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 09:59

Bom dia Eric,

Tenho mais uma dúvida, vi que no processo de viabilidade, sai uma data limite em que o sistema reserva o nome empresarial escolhido.
Minha dúvida é, tenho que protocolar o processo na junta até essa data?
Eu gerei os documentos (DBE, Requerimento de Empresário, etc) no dia 22/10, mas meu cliente só deve ir para o RJ no dia 10/11, preciso gerar outro?

Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 10:14

Bom dia,

Não é necessário dar entrada até essa data, mas após a mesma, o nome empresarial fica desprotegido, correndo o risco de outra empresa escolhe-lo. Mas é muito difícil acontecer, pode ficar tranquila.

E não é necessário gerar outro.

Att,

Eric Pereira

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 10 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 13:40

Bom dia Thiago,

Desculpe intrometer, já devia ter liberado sim. Geralmente libera até antes do contrato...

Bom, se não liberou, provavelmente está em exigência, e aí, na capa do processo que vem scaneado vc verá qual foi a exigência.

A forma mais rápida de resolver é ir pessoalmente da delegacia da Receita, com o sócio, e dar entrada pessoalmente, em um ou dois dias sairá...

(Claro, será preciso fazer outro DBE, mas se o sócio for pessoalmente, não precisará reconhecer firma da assinatura, dependendo do serventuário, recebe de boa, se for chato, vc terá que explicar que ele tem fé pública, e o sócio está ali assinando na frente dele, que ele pode atestar a veracidade, na delegacia de Campo Grande, RJ, nunca tivemos problemas com isso).

Sds

há 10 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 13:46

Boa Tarde!

Sergio

O extranho que quando consulto a DBE libera normalmente, nao aparece nenhuma pendencia.

Aqui em SP quando acontece isso foi erro da JUNTA aí voltamos na JUNTA e eles liberam.

Na processo do contrato aparece tudo certo, como DEFERIDO.

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

há 10 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 10:17

Bom dia Eric,

Preciso da sua ajuda!

O boy foi protocolar o meu processo na Junta e eles não aceitaram, alegando que a viabilidade está vencida.
Acredito ser por conta daquela data de reserva do nome empresarial.

Bem, no site da jucerja vi uma opção de reentrada de nome empresarial, minha dúvida é: com esse protocolo posso dar entrada novamente, ou preciso gerar todo processo novamente (consulta prévia, viabilidade, requerimento empresario, dbe)???

Obrigada!

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 16:11

Boa tarde Rita,

Olha, nunca tive esse problema de vencimento do REGIN. Mas com a reentrada de nome empresarial você consegue sanar essa pendencia. Pode ficar tranquila, pois não será necessário fazer um novo processo. Somente no caso do nome escolhido não ser aceito.

e

Boa tarde Thiago,

Pelo que vejo muito aqui no forum, a JUCESP tem vinculo com a SEFAZ. E já vi muitas pessoas falando sobre essa demora. Muitas vezes há uma demora por parte do Estado.Tente ir à junta comercial e verifique se é isso mesmo.

há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:02

Boa Tarde!

Sou se SP e estou fazendo uma abertura de uma empresa no RJ.

Ja registrei o contrato e estou com o CNPJ, como faço para liberar agora a inscrição estadual? tentei achar o contato do posto fiscal mas não coinsegui.

A empresa fica em MARICA.

Alguem poderia me ajudar?

Deste ja agradeço a atenção.

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:07

Boa tarde Thiago,

Entre nesse link Oculto00&datasource=UCMServer%23dDocName%3A106508&_adf.ctrl-state=bha26v7q0_484" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.fazenda.rj.gov.br

Baixe o programa DOCAD. Preencha os campos solicitados e transmita através do site. No mesmo link acima.

No momento da emissão irá mostrar se o processo será analisado automaticamente ou se será necessário a comprovação dos documentos na Repartição.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:16

De nada Thiago. Sempre que precisar é só chamar.

Caso seja necessário apresentar os documentos na repartição, me mande uma mensagem que lhe informo os documentos necessários.

Abraço.

Britto Contabilidade

Britto Contabilidade

há 10 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 15:19

Boa tarde Eric,

Deu certo, já estou com o CNPJ em mãos, obrigada peja ajuda!

Eu já preenchi aquele E-rucca para o alvará, agora, como faço para pedir a inscrição municipal? ou já saí junto com o alvará?

Rita

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 16:32

Boa tarde Rita,

Que ótimo!!! Fico feliz em ter ajudado.

O E-RUCCA é o pedido de inscrição municipal. Aguarde o comunicado, por e-mail, da prefeitura.

Saindo o Deferimento, entre novamente no site do alvará já, vá no campo "DARM" e emita a guia. O valor é de R$ 638,95.

Para buscar o Cartão do Alvará, leve a guia paga(original), e procuração se for o caso.

Caso a empresa queira participar do simples nacional, é possível fazer o pedido logo após a emissão do DARM, uma vez que a inscrição municipal consta no mesmo.

Espero ter ajudado mais uma vez.

Att,

Eric Pereira

há 10 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 16:10

Boa Tarde!

Eric

Tudo blz?

Cara ja preenchi o DOCAD e apareceu a mensagem que não precisaria apresentar a documentação, sabe quanto tempo demora essa analise?

Ja posso dar entrada na Prefeitura? no caso a Prefeitura é de Marica teria os procedimentos?

Cara muito obrigado pela força, pois como é a primeira vez que estou abrindo uma empresa no RJ estou com essas duvidas.

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 10:43

Bom dia Thiago,

O prazo varia bastante de inspetoria para inspetoria. Mas em média se demora 1 semana, 2 no máximo.

Espere o deferimento da inscrição estadual para dar entrada na prefeitura. E infelizmente não tenho os procedimentos. Veja se no site da prefeitura tem alguma ajuda http://www.marica.rj.gov.br/empresa/

De nada cara, sempre que precisar é só chamar!!

Abração!

RHUAM BARBOSA DE SOUSA

Rhuam Barbosa de Sousa

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Programador
há 10 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:23

Olá pessoal,
Sou do Rio de Janeiro e estou com algumas duvidas, se poderem me ajudar.

Estou fazendo ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO do alvará, enviei a consulta previa e no outro dia tiver a aprovação e realizei o preenchimento do E-Rucca, cai em dependência para anexar o alvará antigo e a inscrição municipal, realizei este procedimento. Passado uma semana e meu processo não se movimenta, me dirigi ate o local informado e a menina viu que estava com o chefe dela para ser deferido, viu que eu tinha cumprido as exigências e me solicitou que enviasse novamente o E-Rucca assim o fiz e ela disse que era só acompanhar que seria emitido o alvará.

Aqui começam as duvidas do E-Rucca, eles deveriam enviar um e-mail confirmando que o processo foi deferido ? Gostaria de saber por quem

já passou por estes processos quais são as etapas e quais respectivos tempo para conclusão.
- Envio da consulta previa (2,3 dias)
- Envio do E-Rucca
- Apresentação das pendencias

Quais são os próximos passos ?

receber e-mail confirmando deferimento(em quanto tempo)
envio de guia para pagamento
emitir alvará

Ficarei muito grato se poderem me ajudar a saber ao certo as etapas e o tempo estimado ate a emissão do alvará, tenho certeza que ira me ajudar e muito e também sanará a duvida de outros.

Neste link pode-se verificar o processo http://www2.rio.rj.gov.br/sicop/sicop.asp

Eric Pereira

Eric Pereira

há 10 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 10:56

Bom dia Rhuam,

Você deverá aguardar um e-mail da prefeitura, informando o deferimento do E-RUCCA.

Vamos agora aos prazos.Todos os processos da prefeitura não possuem prazo fixos(em tese sim, mas na prática não funciona assim), varia de IRLF para IRLF. Não é possível mensurar um tempo. Infelizmente temos que aguardar a prefeitura.

Os passos estão corretos, menos o envio da taxa, que é tirada pelo site do Alvará já.
Peça para o seu cliente pagar a guia e retornar com a original. Pois você deverá comprovar o pagamento junto à IRLF. Leve a original e cópia simples da mesma para a inspetoria.

O cartão de Inscrição Municipal será entregue assim que comprovar o pagamento.

Att,

Eric Pereira

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade