x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 2.671

Nome Empresarial

IVONEI DOS SANTOS

Ivonei dos Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 11:51

Bom dia pessoal, a minha duvida é quanto ao nome empresarial da sociedade empresarial, pois o nome que tinha sido sugerido, não passou na junta comercial pelo motivo de semelhança, agora a minha dúvida é quanto ao novo nome que vem em relação ao nome dos socios,se posso colocar o primeiro nome de cada sócio com a atividade da empresa ou somente os primeiros nomes e Ltda, ex:
Maicon & Justino Comercio Alimenticio Ltda
Ou tem que ser somente o sobrenome dos socios e Cia., ex:
M.D. & Cia. Ltda
Santos & Cia. Ltda
Li a IN 104 da DNRC e verifiquei alguns exemplos, mas nada claro, porque o meu problema é em relação a junta não aprovar novamente.

Junte-se à corrente pela valorização profissional e pelo cumprimento das exigências legais.Construa e valorize o seu conhecimento.O seu trabalho que é NOBRE merece a REMUNERAÇÃO JUSTA.Não seja um CONCORRENTE pelo MENOR PREÇO o que DEPRECIA a classe
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 14:23

Boa tarde Ivonei,

Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.

Faça uma pesquisa de nomes na Junta Comercial, creio que não passará somente os semelhantes.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
elton julio ruffato

Elton Julio Ruffato

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 16:54

Vc pode colocar também MJ Comercio Alimenticio Ltda, não se esqueça de enquadrá-lo como ME ou EPP se esse for o caso.
Também não esqueça de anexar o processo anterior ao novo agora vc só precisará pagar a taxa de pesquisa de novo as outras taxas não precisa pagar novamente elas valem por um mês.

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 00:02

Hoje não se usa mais a expressão Razão social ou denominação social, é sociedade empresarial!, a razão e a denominação se unificaram, portanto, sempre é bom fazer uma consulta prévia na JUCESC, recolhe a guia, e no máximo em um dia vem no e-mail que vc informou a resposta de qual o nome aprovado, para cada nome uma taxa de 6,50.
É solicidado que seja usado um nome com algo que a sociedade vai atuar, ex.: Empório dos Presentes Ltda; Menezes Decorações e Utensílios Ltda; e no ramo vc especifica detalhadamente qual a atividadena empresa. E se ela for ME ou EPP fazer o requerimento que vc encontra tbém na pág. da Jucesc.
Espero ter esclarecido.
Anne

Edilaine de Sousa C Rezende

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 10:03

Bom dia,

O que devo fazer no caso da razão social estar errada na nota fiscal?
Eu comecei a fazer a escrita fiscal de uma empresa em que a razão social esta com o nome trocado na nota fiscal.
O nome correto é ...Publicidade e Propaganda, e na nota fical está ...Propaganda e Publicidade, e o pior é que ninguém tinha vista isso e eles tem muitos blocos de nota.
Qual seria a melhor solução?

Marco Aurelio Bitencourt

Marco Aurelio Bitencourt

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 11:54

Rapaz, você está com um problemão, pq se o nome esta diferente, subentende-se que é uma empresa diferente, a melhor coisa a se fazer é providenciar um bloco de notas novo com o nome correto e depois mandar cancelar este blocos com o nome errado, o mais rápido possível...

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 13:29

Marco, o cliente quer fazer uma alteração contratual para mudar e colocar como está na nota, porque tem muitos blocos prontos, mais e quanto as notas que já foram tiradas, são mais de 500, como devo proceder. Deixa como está?

Será que fazer essa alteração resolve?

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 5 junho 2008 | 10:39

EDILAINE !

Você entra em contato com a gráfica, que confeccionou suas Notas Fiscais, verifique a AIDF, com qual razão social ela foi autorizada, verifique quem cometeu o erro, após esse procedimento, procure a repartição fiscal, para melhor orientação de utilização das NF's.
Acredito que confecionando um carimbo com a razão social correta , irá resolver o seu problema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade