x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.159

Abertura de novo CNPJ para herdar atividades de empresa ante

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 5 , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 19:02

Olá!

Gostaria de saber se existe alguma lei ou normativo que trate da abertura de uma empresa (novo CNPJ), em que conste os mesmos sócios de outra, da qual serão herdados contratos, funcionários, etc.

Tenho problemas com a escrituração contábil da minha empresa atual, e como consertar isso é muito difícil, pois já tem mais de 7 anos, penso em abrir um CNPJ novo e começar a fazer tudo certo. Por problemas leia-se contabilidade não fiel aos fatos (por incompetência minha como administrador e pelo meu antigo escritorio de contabilidade). A baixa na empresa anterior não seria complicada, acredito, pois não tenho nenhum tipo de dívida, e a transferência de contratos poderia ser feita aos poucos.

Atualmente estou no Simples, e uma duvida que surgiu seria se na nova empresa, nos meses iniciais a aliquota do Simples cairia na faixa mais baixa (estou em uma faixa mais elevada na empresa atual). Ou é possível "herdar" o faturamento dos meses anteriores da outra empresa para me encaixar na faixa correta do Simples?

Isso me chamou a atenção pois o Fisco poderia achar que abri uma empresa nova apenas para pagar menos impostos nos 12 primeiros meses de operação.

Aproveitando, sobre empresas que nao tem escrituração contábil, ou escrituração deficiente como a minha, quais são as soluções que vocês empregam?

Obrigado,
Lucas

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 00:33

bom dia.
Vejo que o senhor é leigo.
A abertura de uma nova empresa e a migração de seus contratos não seria o grande problema.
O que vejo é que a gestão parece que vai continuar a mesma. mas não estou aqui para julgar.
o senhor não menciona em que situação esta a sua parte contábil, e menciona 7 anos, sendo que o que abrangido pelo fisco é os últimos 5.
Recomendo ao senhor procurar uma bom escritório contábil na sua região.
Levantar a documentação e fazer os ajustes necessários dentro da contabilidade.
As vezes procurar uma solução de abrir uma nova empresa, pode ser a mais barata, contudo não a de melhor valia, haja visto que não teria problemas com certidões.

Atenciosamente,
Edilson

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade