Liliana
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliarrespostas 11
acessos 2.320
Liliana
Bronze DIVISÃO 4 , AuxiliarPhillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a) Liliana
Qual o motivo do desenquadramento da empresa do MEI ?
Liliana
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar
Bom dia Phillipe!
A empresa está contratando funcionários e mudando de ramo de atuação ...
era um MEI para salão de beleza está passando para comercio varejista .
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a) Liliana
Veja só o que define se ela poderá efetivar o ato é a opção lá que foi escolhida no desenquadramento, se foi marcado que irá contratar 2 ou mais funcionários poderá efetivar a alteração agora.
Porém se marcou por opção do contribuinte só poderá efetivar a alteração em 2015 (janeiro).
Liliana
Bronze DIVISÃO 4 , AuxiliarObrigada Phillipe
Antonio J do a Ferreira
Iniciante DIVISÃO 2 , TecnólogoLiliana
Boa tarde!
Em relação ao DBE, acredito que você já está utilizando o COLETA WEB no portal da RFB, correto ?
Realmente, para transformar um MEI em Microempresa dá um trabalhão.
Mas neste teu caso não tem porque estar em conflito a natureza jurídica uma vez que o código ara ambas é o 213-5 (Empresário individual).
Tente novamente e caso não consiga me diga passo-a-passo como esta procedendo.
Att
Antonio Juarez
Liliana
Bronze DIVISÃO 4 , AuxiliarObrigada pela ajuda Antonio.
Meus passos ...
Desenquadrei a empresa do MEI.
Sendo que se enquadrará no SIMPLES NACIONAL em Janeiro de 2015
Fiz o requerimento de Empresário Individual ,pela JUCEMG, com o pedido de alteração de nome empresarial, capital social e mudança de atividade.
O próximo passo seria o DBE, mais eu tenho que fazer as alterações no site do Empreendedor, porém quando eu entro pra alterar não consigo achar o CNAE referente a nova atividade ...
Daí eu me perdi e preciso de ajuda ...
Se puder me ajudar...
Suzana Pechitelli
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Liliana,
dê uma olhadinha nesse tópico. Quando eu estava fazendo uma transformação de MEI para EIRELI, esse tópico me ajudou muito e espero que possa ajudar você também.
www.contabeis.com.br
Antonio J do a Ferreira
Iniciante DIVISÃO 2 , TecnólogoLiliana
Então, uma vez que você desenquadrou do MEI , aquele portal do empreendedor já não serve mais para fazer qq alteração .
Você deve utilizar para alteração dos dados do CNPJ o sítio da RFB (CADASTRO)(cnpj)(CNPJ COLETA web) e fazer as alterações .
Depois de alterado o CNPJ , emitir alvará ou alterá-lo e por último solicitar a inscrição no ICMS.
Está é a sequencia que utilizamos aqui no Paraná.
Ah , não esqueça de pedir inclusão no SIMPLES NACIONAL.
Abraço!
Antonio
Wislley de Jesus Vieira
Prata DIVISÃO 1 , Professor(a) UniversitárioEntão pessoal, boa tarde;
Eu também estou realizando um procedimento de transformação de regime tributário de MEI para Empresário Individual por motivo de contratação de mais funcionários:
- Realizei o desenquadramento do MEI no site do Simples Nacional.
- Realizei a Consulta de Viabilidade no site da JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais).
- Digitei os dados no Coleta Web (Cadastro Sincronizado da Receita Federal do Brasil)solicitando alteração de razão social e de contador (acrescentando os meus dados profissionais), porém, o processo está parado lá, com o seguinte comentário:
DATA - HORA - ÓRGÃO - STATUS
[18/04/2015 - 14:48:10] - RFB - Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[18/04/2015 - 14:48:10] - RFB - Sua solicitação foi enviada para a Sefaz-MG .
[18/04/2015 - 15:25:11] - SEFAZ-MG - Sua solicitação foi analisada e está sendo objeto de verificações complementares.
[18/04/2015 - 15:25:11] - SEFAZ-MG - Sua solicitação foi enviada para a SEFAZ/MG, gerando o protocolo SIARE. Para acompanhamento do pedido -logar no SIARE com o número da Inscrição Estadual se já inscrito ou o número do Protocolo e Senha. Acessar o SIARE internet no endereço: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ Para esclarecimentos, contatar a Central de Atendimento, telefone 155 (dentro de MG) ou (31) 3303.7995 (fora de MG) e deficientes auditivos 0800.200.155 Acesse a Consulta Cadastro Sincronizado no SIARE, para identificar o número do protocolo https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/
Já entrei no SIARE, consegui o número do protocolo relatado acima mas não tem retorno nenhum, desde o dia 18/04.
Alguém já passou por isso aqui em Minas Gerais? Como proceder?
Obrigado.
Junior Zancan
Bronze DIVISÃO 2 , Programador(a)Wislley de Jesus Vieira , qual opção você escolheu no desenquadramento lá no site do Simples Nacional?
Wislley de Jesus Vieira
Prata DIVISÃO 1 , Professor(a) UniversitárioJunior Zancan, escolhi a opção de desenquadramento por aumento no quadro de funcionários. Desde 01/04/2015 que ele já não está mais enquadrado no MEI, e já confirmei isso através de consulta no próprio site do Simples Nacional.
Valeu!
Atualização:
Pessoal, resolvido. Fui pessoalmente à AF da minha cidade e constatei que a Fazenda Estadual estava cobrando a Taxa de Incêndio referente ao ano de 2014, porém, a Lei Estadual 20.540/2012 alterou a Lei Estadual 6.763/1975 concedendo isenção da Taxa de Incêndio às empresas no regime tributário MEI.
Agora é aguardar a atualização no sistema para dar sequência no processo de alteração.
Obrigado a todos pelas colaborações.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade