x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 1.655

compra de empresa

DALTON MAXIMIANO

Dalton Maximiano

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 10:07

Tenho dois clientes que , estão querendo adquirir um supermercado.
Ocorre que os compradores ouviram comentários de que a empresa está muito endividada quase a beira da falência e que a situação fiscal e trabalhista é muito irregular. O valor de transação é de 2.000.000,00 incluindo o prédio, as mercadorias, os maquinários, a frota de veículos, os créditos e toda clientela.
Como CONTADOR procurado pelos compradores para efetuar o parecer técnico a respeito da viabilidade da compra quais as orientações que você passaria a seus clientes?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 15:26

Boa tarde Dalto.

Veja bem, no caso o que eles vão adquirir é apenas o Ponto Comercial com mercadoria e o prédio e naturalmente irão constituir uma nova empresa, nesse caso não tem que se preocupar com a situação financeira de quem está vendendo. A situação muda de figura, por razões óbvias, se também adquirirem a parte societária, ai sim esses rumores poderão prejudicar a negociação. No caso será necessário fazer uma avaliação para saber a viabilidade da transação. Por outro lado, uma transação dessa estirpe deverá ser acompanhada também por um advogado da área.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
DALTON MAXIMIANO

Dalton Maximiano

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 16:56

Luiz José,

Eu concordo com você, mas um advogado tributarista me disse que mesmo que o empreendedor somente adquira o fundo de comércio (ponto comercial) e constitua outra pessoa jurídica, mas estando no mesmo endereço e exercendo a mesma atividade será, ainda assim, considerado como sucessor tributário.
O que você acha disso ?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 17:48

Boa tarde Dalton.

Ele está tomando como base legal o artigo 133 do CNT, por isso que falei anteriormente que a transação em pauta necessita da presença de um advovado, por estar mais para o campo do Direito do que mesmo da Contabilidade. Temos que observar também que o conceito de Fundo de comercio tem uma vasta abrangencia indo além daquele que estamos acostumados, existindo várias situações a serem observadas e uma delas é local da nova empresa, se funcionando do mesmo local da antiga poderá causar uma confusão, mas nada que um bom advogado não resolva.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 11:04

Dalton,

Se houver pendencias trabalhistas realmente, a sucessão é CERTA a jurisprudencia neste caso é ampla.

Por melhor que seja o Advogado ele conseguira apenas "empurrar" o processo.

Solicite ao seu cliente que levante a "verdade", é simples, fácil e caso haja pendencias, inclua os valores destas na negociação !

Abraços!

JLF
Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 16 anos Sábado | 12 julho 2008 | 14:59

Boa tade a todos!

Estou como mesmo problema.Me chegou um cliente que está comprando um restaurante, aliás já está trabalhando na casa.Elespegaram o restaurante limpo...e agora descobriu que o restaurante tem dividas no INSS.
Não foi feita alteração de sócios ainda e o meu futuro cliente quer fazer somente a compra do ponto comercial e abrir um novo restaurante com novo cnpj...na verdade eu não sei com devo porceder.
pelo que li aqui neste forum, exite a possibilidade de uma sucessão..
Por favor estou aceitando e implorando por orientações.

Um abraço a todos

"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 12 julho 2008 | 22:30

Boa noite Roseli.

Bem, você já viu que a coisa é complicada quando o assunto é compra de ponto comercial, principalmente quando não são adotados os procedimentos corretos, ou seja, certificar que a antiga empresa deu baixa corretamente em todos os órgãos competentes etc e tal. No seu caso, talvez ainda haja tempo para fazer a coisa correta, basta pausar as negociações e esperar que tudo seja resolvido pelas partes interessadas. Mesmo assim ainda se corre o risco o melhor mesmo é seguir o conselho do colega José Luiz Ferreira.
Continue a postar se continuar com dúvidas.

Friedrich Nietzsche
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 09:36

Sr. Rafael.

Não acredito que exista um modelo padrão ou mais adequado que possa ser aplicado sem observar as peculiaridades de cada caso. Os modeloes devem ser usados em conjunto e testados diante das inúmeras necessidades da avaliação para cada caso.

A título de ilustração, até porque o espaço é exíguo, segue alguma modelos de avaliação mais usados atualmente.

Tenho uma grande preferência por modelos baseados em fluxo de caixa por avaliarem o valor da empresa mediante a análise da sua capacidade de geração de fluxos futuros.

Os modelos baseados em avaliações pelo balanço patrimonial determinal o valor da empresa pela estimativa de seus ativos, a deficiencia desse métoda consiste justamente na característica estática da sua análise não permitindo uma visão futura do negócio, sendo recomendado seu uso em conjunto com outros modelos para se criar parâmetros de compração.

Modelos baseados no goodwill são aplicados para empresa que necessitam de uma avaliação que ultrapassam as barreiras dos lucros ou ativos, são aquelas que possuem uma marca, produtos ou serviços que têm valores intangíveis consideráveis e que precisam ser somados aos valores dos ativos.

Existem inúmeros outros métodos e modelos e mesmo esses citados acima se desmembram em inúmeras variações.

O passo principal para uma avaliação eficaz, ao meu ver, seria inicialmente um trabalho de auditoria contábil, financeira e fiscal para se levantar os números, pontos fortes e fracos da empresa, possíveis pendências fiscais e judiciais, verificarção da consistência dos registros contábeis e seus relatórios.

de posse da real situação da empresa e dos papeis das auditorias é possivel definir qual o metodo principal e secundário a ser adotado.

Quando a softwares não conheço nenhum, e mesmo conhecendo não os recomendaria em função do risco que um programa genérico poderia gerar diante das necessidades particulares de cada caso.

espero ter contribuido

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Priscilla Aparecida

Priscilla Aparecida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 22:36

Boa Noite

Meu cliente está comprando um ponto comercial (pet shop), porém este pet shop tem dívidas no INSS, Receita. O dono do pet shop(empresa individual) irá fazer uma alteração do endereço (atual do pet shop para o de sua residencia - devido as dividas) e meu cliente irá abrir uma nova empresa (no ponto comprado).

Como devo proceder?
Existe algum impedimento?
A nova empresa responderá pelas dívidas da antiga empresa? (já que a antiga empresa irá mudar de endereço?)

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade