Ricardo
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa noite a todos, tenho algumas dúvidas em relação a criação do cnpj e etc, sou novo nessa área então não entendo muito bem.
Já fiz toda a solicitação pela internet, irei fazer a inscrição como empresário individual ME.
Então.. Após ter feito o requerimento e o pagamento das duas taxas, qual seria o próximo passo? Levar toda a documentação para a junta? E depois disso?
É obrigatório o uso de alvará? Não tenho escritório no momento, então me falaram que preciso criar um alvará de ponto de referência, que no caso não poderia exercer nenhuma atividade no local. Isso é possível mesmo?
Esse alvará de ponto de referência, é pago mensalmente alguma taxa? E quais os valores para a geração desse alvará? Ele é feito diretamente na prefeitura da cidade? Quais documentos eles precisam?
Outra dúvida muito importante, eu não irei contratar um contador, isso não seria um problema né? Até onde sei não é obrigatório.
No caso sem o contador, quais os cuidados que eu tenho que ter todo o mês, por exemplo eu preciso ficar declarando imposto, etc? Não existe nada que obrigue eu gerar uma nota fiscal? Por exemplo, trabalho com vários serviços, mas não irei gerar nota fiscal para tudo, apenas para os que possuem valores alto. Isso é permitido?
No caso dos impostos, ele é calculado de acordo com as notas ficais que são geradas?
Agora uma coisa que não consigo entender, o que é exatamente, de forma bem clara esse simples nacional? Eu preciso dele? Como empresário individual, serei enquadrado ao simples nacional?
A ultima dúvida muito importante também, esses impostos que irei pagar mensalmente, esta incluso o INSS? Quero contribuir, mas não sei se posso fazer isso através dessa firma que estou abrindo.
Desculpe tantas perguntas, agradeço se alguém puder me ajudar.