Ricardo
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasPessoal, preciso de ajuda com algumas questões importantes quanto ao CNPJ que estou criando.
O meu negócio é online, enquadra-se no CNAE 6311-9/00. Ou seja, as vendas são somente online e de produtos digitais, nada de produtos físicos, são serviços de internet. Fiz a inscrição como empresário individual ME. Abaixo estão os CNAE que especifiquei ao fazer o pedido.
Atividade(s) Primária:
6311-9/00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Atividade(s) Secundária(s):
6204-0/00 - Consultoria em tecnologia da informação
6209-1/00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
6399-2/00 - Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente
Fiz todo o processo sozinho, sem auxilio de contador, pretendo adquirir um em breve para cuidar de outra empresa. Já levei toda a documentação na junta comercial para deferimento. Ao acompanhar o processo no empresa fácil foi gerado o Ato constitutivo, que esta em análise.
A primeira dúvida é qual os próximos passos que devo fazer? Após o Ato constitutivo ser aprovado/deferido pela junta comercial, o que eu preciso fazer? Ou esse é o último passo, onde já serão informados os dados do CNPJ?
E após eu receber as informações do CNPJ, preciso fazer mais alguma coisa? Não sei exatamente o que precisa fazer, se precisa fazer mais algum registro, etc.. Só me falaram que depois que receber o CNPJ precisa tirar um alvará. É só esse que precisa mesmo, ou tem que fazer registro no estado, ou algo do tipo?
-----
Uma questão que esta me deixando preocupado, é em relação ao alvará. Não tenho escritório, fiz a inscrição usando o meu endereço residencial. E agora, como fica esse alvará?
O que acontece se eu não for na prefeitura da cidade tirar o alvará? Já que não vou exercer nenhuma atividade no endereço especificado, pois como informei é residencial.
Quanto custa tirar o alvará e como funciona o processo na prefeitura? É pago mensalmente apenas uma taxa, ou algo assim?
-----
Outra questão que não consigo entender, é a questão dos impostos que devo pagar.
O que eu realmente irei ter que pagar mensalmente e anualmente? ou é tudo pago anualmente?
Quem envia essa cobrança dos impostos, vem um boleto para eu pagar todo mês de todos os impostos juntos?
Existe alguma taxa do CNPJ que é pago mensalmente tirando os impostos?
-----
Agora vem as questões do simples nacional. Eu verifiquei e todos os CNAE que especifiquei enquadram-se no simples nacional. A minha dúvida é como funciona esse simples, o que ele é exatamente?
Me falaram que no simples vem todos os impostos que tenho que pagar em um único valor, é isso mesmo?
Como faço para se enquadrar no simples nacional, é feito automaticamente ou preciso ir em algum lugar e solicitar que seja incluído ao simples nacional? Se sim, aonde devo ir e como proceder?
Vale a pena o simples nacional para as atividades de minha empresa? Ou existe algum melhor ou mais indicado? Me falaram também do lucro real.
---
Quais são as obrigações acessórias tanto no âmbito estadual, quanto federal que devo apresentar como empresário individual?
Isso é necessário para essa natureza?
E como é feito isso, pelo site da receita?
Precisa ser feito todo o mês?
---
Desde já agradeço quem puder me ajudar nessas questões. Informo também que estou a procura de um bom contador para cuidar de uma outra empresa, se alguém tiver indicações pode falar.