x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 9.813

Posto de Gasolina

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 16:30

Pessoal,

Um cliente meu "me apertou sem abrassar"....rrsss...

Ele quer abrir um posto de gasolina aqui na minha cidade (Guarda-Mor MG) e quer saber como que é feito. Só que ele me questionou sobre a parte "administrativa", de uma parte que eu não tenho conhecimento como por exemplo: As distribuidoras (Petrobrás, etc) ajudam financeiramente para ter a exclusividade?? Quanto de capital terá que ter para iniciar o negócio??

Será que alguém pode me dar uma luz??

Muito obrigado pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 16:55

Wilson,

até onde sei, ajudar financeiramente as distribuidoras n ajudam. O q acontece é o dono do posto obter um preço diferenciado. Às vezes até o dono tem mais custos, pois as distribuidoras tem exigências, tipo, o posto tem q ter tal "layout", tem q fazer algumas reformas e ainda tem a história de pagar royalties (seria isso) para a distribuidora, por usar o nome dela. Mas informações exatas é bom verificar com as mesmas e até com várias, se puderes, não só Ipiranga ou Petrobras. Aliás, nem sei se ainda existe posto Ipiranga. Mas tem a Texaco, a Shell e outras menores, mas q de repente vale a pena. Abrir um posto de gasolina pode não ser fácil. Administrar é tranquilo, se for realmente só o posto. Se já existe a estrutura física, vai ter o aluguel. Mas se seu cliente vai querer construir, é extremamente complicado. O custo e as despesas são muito altos, tendo retorno financeiro dentro de 5, 10, 15 anos, dependendo do movimento! Sobre o capital, não precisa ser muito não!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 09:51

Eu também acho que uma das principais características de alguém que quer empreender, é possuir vastos conhecimentos sobre o negócio que pretende tocar.

Esse seu cliente, ao que parece, não está bem informado sobre o ramo de atividade de posto de combustível. Como ele vai administrar o negócio no dia-a-dia. Relacionar-se com fornecedores, cuidar para que não falte combustível, estabelecer preços etc...

Tudo bem que nem sempre essas tarefas ficar a cargo do dono, que pode possuir um gerente que vai cuidar de tudo. Mas ele não pode ser totalmente leigo, até para fins de controle do seu bem.

Oriente o seu cliente a buscar orientações sobre o ramo, para ficar bem informado antes de iniciar as atividades. Creio que uma boa opção é mesmo o Sebrae.

Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade