x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 2.257

Regularizar ou Abrir nova empresa??

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:05

Boa tarde Colegas,

Sou novata na área e preciso muito da ajuda de vocês!
Um empresário me procurou querendo regularizar sua empresa e a situação da mesma é a seguinte:
-Empresa foi constituída em 2009;
-Simples Nacional prestadora de serviço;
-Parou de movimentar em 2011.

De 2011 em diante nao se sabe se foram feitas as declarações sem movimento ou se foi considerada inativa.. também não sei se o contador antigo fez o pedido de adesão ao Simples nacional todos os anos (ainda não tenho o CNPJ pra consultar).

Eu acredito que essa empresa não é mais Simples Nacional e tem muitas declarações sem fazer..
Partindo disso, gostaria da ajuda de vocês pra saber o que devo fazer para regularizar, como fazer, se compensa regularizar ou abrir uma nova empresa ?!

Agradeço desde já.

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:33

Boa tarde, Winiie

Precisa verificar antes de tudo a situação da empresa: se foi cassada, se está inativa, etc.
Levantar as pendências nos órgãos Receita Federal, Secretaria estadual e Municipal.
No caso de haver obrigações acessórias tais como PGDAS, Rais, etc....tem multa pela falta de entrega.
Você poderá verificar as pendencias através de procuração eletrônica ou o próprio empresário poderá ir até o posto da Receita Federal e buscar estas informações, no caso precisa ser o sócio administrador, caso seja uma sociedade limitada.
No caso de abrir uma nova e esta aderir ao simples Nacional existe limitação, talvez não seja possível.

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:32

Winnie,

Tem outra situação também, suponha que você vá baixar a empresa, para isso deve-se regularizar/atualizar a situação, ou seja, já que para baixar ou continuar ativa é necessário atualizar, é plausível atualizá-la e continuar utilizando ao invés de atualizar, baixar e abrir uma nova.

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:42

Boa tarde Winnie,

Como disse nosso colega acima, voce podera verificar tudo sobre a empresa, e só depois com estas iformações em mãos resolver o que ira fazer.
Se a empresa ainda estiver no simples, pois isto pode acontecewr, eu tenho um caso assim, mas se não estiver o que é mais provavel, o correto seria
voce regularizar a mesma, para que seu cleinte não fique com esta empresa irregular. So que este ano voce nao consegue que a empresa se enquadre no simples, somente para o ano seguinte. Desde que vc a regularize em todos os setores, tais como receita estadual, prefeiitura e a partir dai estando tudo certo, vc conseguira pedir o enquadramento para o simples a partir de 01 de janeiro de 2016, e trabalhe este meio do ano ate o fim de 2015 no sistema de lucro presumido.
Logicamente que3 pagará mais impostos, porem como falta poucos meses, voce poderá orientá-lo para movimentar menos a empresa e se puder dar uma segurada na saida.
A outra altenativa é abrir uma nova, e baixar esta para naõ ficar com pendencias.
Voce passa as duas condiçoes a ele, e ele decide o que acha melhor.

Qualquer duvida e so me enviar mensagem,

Elizete

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 14:47

Agradeço a atenção de todos!

Descobri que a empresa ainda continua no Simples Nacional.. isso facilita muito pois resta verificar na RFB se há débitos e se houver, regularizar, correto?
Também consegui tirar a Certidao Negativa na Prefeitura, isso significa que não há pendências na parte municipal ou meu cliente deve ir lá verificar pessoalmente?

Há algo mais a ser feito?

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 09:20

Bom dia, Winnie

De 2009 a 2011 foi emitida alguma nota fiscal?
Verificar se foram pagos os impostos referentes as receitas neste período.

Havia lhe dito para pesquisar pendencias no posto fiscal, porém se a empresa for só prestadora de serviços, não terá inscrição estadual, logo não precisa verificar se existe pendências.

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 11:46

Bom dia, Winnie

De 2009 a 2011 foi emitida alguma nota fiscal?
Verificar se foram pagos os impostos referentes as receitas neste período.

Havia lhe dito para pesquisar pendencias no posto fiscal, porém se a empresa for só prestadora de serviços, não terá inscrição estadual, logo não precisa verificar se existe pendências.

Valdir, bom dia!

Foram emitidas várias NFs de serviço em 2009 e de 2010 a 2011 poucas NFs.
Vou agendar na Receita Federal pra ver se existe algum débito..
Depois tenho que verificar a parte de alvará e tal.. e também a parte contábil que desde 2012 nada foi feito.. vou ter um trabalhinho pela frente !

Se falta algum detalhe.. pode falar ok?!

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 14:39

Boa tarde, Winnie

Seria interessante, já que você vai na Receita Federal, protocolar uma procuração eletrônica para que você possa verificar todas as pendências usando seu certificado digital. A partir disso poderá acessar a página do simples Nacional e efetuar as devidas correções.

Pode ser que a empresa emitiu as notas fiscais, mas não gerou o imposto a pagar.

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:02

Oi Winnie,

Voce esta sendo bem assessorada pelos colegas, so quero responder a sua pergunta do inicio, se era melhor regularizar a empresa ou constituir outra?
O correto é voce fazer o que tem que ser feito mesmo, que é a regularização desta ja constituida, ainda mais que ela se encontra enquadrada no Simples NacionaL, pois se voce fosse deixar esta de lado e abrir uma outra, voce teria sempre uma outra empresa para dar baixa e estaria o proprietário amarrado com uma pendencia sempre perante a RFB.

Elizete

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 19:06

Boa Noite colegas do Fórum

Alguém poderia me ajudar

Sou contadora Formada recentemente e ainda não peguei nenhuma abertura de empresa.

Um cliente me procurou para abrir uma empresa de Marketing e Publicidade digital.

Alguém poderia me dar uma orientação de procedimentos, passo a passo, quanto cobrar para a abertura e os valores de taxas.

desde já agradeço

Ficarei no aguardo

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade