x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 2.257

Regularizar ou Abrir nova empresa??

WINNIE RAQUEL

Winnie Raquel

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:05

Boa tarde Colegas,

Sou novata na área e preciso muito da ajuda de vocês!
Um empresário me procurou querendo regularizar sua empresa e a situação da mesma é a seguinte:
-Empresa foi constituída em 2009;
-Simples Nacional prestadora de serviço;
-Parou de movimentar em 2011.

De 2011 em diante nao se sabe se foram feitas as declarações sem movimento ou se foi considerada inativa.. também não sei se o contador antigo fez o pedido de adesão ao Simples nacional todos os anos (ainda não tenho o CNPJ pra consultar).

Eu acredito que essa empresa não é mais Simples Nacional e tem muitas declarações sem fazer..
Partindo disso, gostaria da ajuda de vocês pra saber o que devo fazer para regularizar, como fazer, se compensa regularizar ou abrir uma nova empresa ?!

Agradeço desde já.

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 14:33

Boa tarde, Winiie

Precisa verificar antes de tudo a situação da empresa: se foi cassada, se está inativa, etc.
Levantar as pendências nos órgãos Receita Federal, Secretaria estadual e Municipal.
No caso de haver obrigações acessórias tais como PGDAS, Rais, etc....tem multa pela falta de entrega.
Você poderá verificar as pendencias através de procuração eletrônica ou o próprio empresário poderá ir até o posto da Receita Federal e buscar estas informações, no caso precisa ser o sócio administrador, caso seja uma sociedade limitada.
No caso de abrir uma nova e esta aderir ao simples Nacional existe limitação, talvez não seja possível.

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 15:32

Winnie,