Paulo Leandro dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Micro-EmpresárioBom dia.
Uma pessoa ja tem uma firma individual, ele pode abrir outra firma individual?
respostas 39
acessos 62.401
Paulo Leandro dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Micro-EmpresárioBom dia.
Uma pessoa ja tem uma firma individual, ele pode abrir outra firma individual?
Lidia Laskowski
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeNão , somente se ela baixar em todos os orgãos a antiga empresa, ai sim poderá abrir uma nova. ok
Adalgisa Rufino Caetano Grilo
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Paulo, boa tarde. Pela sitemática do Simples Nacional uma empresa individual poderá ter outra firma individual até mesmo uma filial desde que o ramo de atividade seja compatível com o da matriz e desde que o somatório do faturamento das duas não ultrapasse a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais)/ano. Digo isto porque consegui abrir filial de uma empresa em outro estado e esta empresa é optante pelo simples nacional.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Adalgisa,
Filial de uma empresa "é uma coisa", abrir uma outra empresa é "outra coisa bastante diferente".
Uma empresa pode abrir quantas filiais quiser, mas uma pessoa só pode ter uma única empresa como empresário individual, mas pode ser sócio de quantas empresas quiser.
Este limite do faturamento para enquadramento no Simples Nacional ocorre quando um sócio possui participações em várias empresas (sociedade limitada).
Volta a afirmar: Um pessoa só pode ter uma única empresa como Empresário Individual (Natureza Jurídica 213-5).
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Voce tem toda razão Wilson, tanto que o nome empresarial tanto para matriz quanto para a filial é o mesmo, isto é óbvio. Não me expressei bem na resposta para o Paulo. O que abri foi uma filial tanto que o CNPJ da matriz é final 0001 na filial ficou 0002.
Paulo Leandro dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Micro-Empresáriomuito obrigado pessoal
Moderador , Contador(a)Everton Zavan Chaves
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde a todos,
Pelo que entendi a filial não precisa ter o mesmo objeto social da matriz basta ser compatível, minha dúvida é se posso acrescentar uma atividade na filial.
Ex: Matriz - atividade principal: Lanchonete, casas de chá, sucos e similares.
Filial - atividade principal: Sorveteria, secundária: Lanchonete, casas de chá, sucos e similares. Desde já agradeço.
Moderador , Contador(a)Everton,
A filial nem precisa de ter o objeto social compatível com o da matriz.
Pode perfeitamente ser a matriz uma lanchonete e a filial apenas sorveteria.
O que não é comum (mas também nunca vi uma lei que proíbe) é uma mesma empresa ter atividades "não compatíveis", como por exemplo, uma mesma empresa ser comércio de defensivos agrícolas como atividade principal e açougue como atividade secundária.
Everton Zavan Chaves
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWilson,
Muito obrigado.
Moderador , Contador(a)Carlos Sousa
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoBoa noite caros amigos! peço a gentileza de me tirarem uma duvida por favor. Para legalizar uma firma individual cujo atividade seria: oficina de moto com venda de peças, poderia enguadra-la como micro empresa e integrada no super simples, obrigado pela gentileza, e aproveitando quero dizer q achei este site mt dez super legal a ideia.
Henrique Tavares
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá amigos,
tenho uma dúvida, tenho uma firma aberta desde 2004, um foto com venda de equipamentos fotográficos, esta empresa está inativa, faz uns dois anos.
O negócio é o seguinte, estou me registrando agora no CRC, como contador, e também estou registrando uma firma individual de contabilidade.
Será que esta minha primeira firma, o foto, não poderá causar algum problema?
Obrigado.
Moderador , Contador(a)Henrique Tavares,
1º: Como disse a nossa amiga Lídia, uma única pessoa não pode ter duas "Empresas Individuais".
Uma pessoa pode ser sócio de quantas empresas quiser, mas como empresário individual, só pode ter uma empresa.
2º: De acordo com o Art. 150 do RIR, em seu parágrafo segundo, um contador não pode ser empresário individual, ou seja, um contador não pode ter uma empresa sozinho. Somente se for uma sociedade.
Mesmo se tiver uma empresa com a atividade de contabilidade e na condição de empresário individual, a sua tributação deverá ser como pessoa física.
Este assunto já foi bastante discutido aqui no fórum. Dê uma olhada nesta postagem.
Moderador , Contador(a)Carlos Sousa,
Neste seu caso, a empresa terá duas atividades.
Digamos que a atividade principal será Manutenção e Reparação de Motocicletas e Motonetas, com o CNAE 4543-9/00 e a atividade secundária será Comércio a Verejo de Peças e Acessórios para Motocicletas e Motonetas, com o CNAE 4541-2/05.
Sendo assim, a empresa poderá ser optante pelo Simples Nacional, mas para o cálculo do imposto, deverá separar as receitas "do conserto das motos" e as receitas "da venda de peças".
As receitas "do conserto das motos" serão tributadas pelo Anexo III e as receitas "da venda de peças" serão tributadas pelo Anexo I.
Vanessa
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá...
Eu gostaria de saber se um empresário individual optante pelo simples nacional pode ter uma outra empresa tb optante pelo simples nacional...
A empresa a qual ele já é optante é referente a peças para carro, e a outra seria como Produtor Rural.
Por favor me ajudem!!!!
Jefferson Taddei da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia,
preciso registrar uma empresa individual com o objeto social de COMERCIO VAREJISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, alguém saberia m dizer qual o CNAE que devo usar?
desde já agradeço.
Camila Aurungo
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalOla,
Estou com uma duvida um cliente tem uma empresa individual ME e esta querendo entrar em uma outra empresa LTDA - ME isso pode ser feito??
Thalles Rodrigo Batista Santana
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) ContabilidadeGostaria de saber se o Escritório de Contabilidade tem como enquadra no registro do portal do empreendedor.
Mônica Cristina Ávilla Cardoso
Prata DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioUma empresa Individual Simples Nacional cujo cnae é 4789001(comércio varejista de bijuterias e suvenires-bazar) pode abrir uma filial com o cnae 4649410 (comércio atacadista de bijuterias)?
Jefferson Taddei da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia,
tenho uma firma individual que foi baixada na receita federal por inaptidão, e no posto fiscal está inapta, mas na jucesp ainda esta ativa, como faço para abrir outra firma individual?
desde já agradeço.
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Mõnica,
Veja o que estabelece o ítem 4.2.1.1.1 (Abertura de Filial) do manual aprovado pela Instrução Normativa 97/2003 do DNRC:
Jacyara Alves da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Jefferson,
Conclua a baixa da empresa, protocolando na Junta Comercial a Extinção dela.
Ao processo, anexe a Certidão de baixa da RFB e não terá problemas em arquivar o ato. Só depois disso é que poderá abrir outra Empresário.
Recomendações
Marinete Manhaes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde,
Gostaria de saber se uma pessoa física pode abrir uma empresa individual no endereço residencial, com o ramo de vendas de moda praia pela Internet e ser optante pelo simples nacional?
A mesma será obrigada a emitir a NF-e?
Qual seria o Cnae?
Obrigada.
Marcelo Oliveira Mendes
Ouro DIVISÃO 2 , Relações PúblicasMarinete Manhaes
Em relação a endereço residencial x empresa ao menos no estado de são paulo não pode, quanto a emissão de notas fiscais fato como qualquer loja fisíca.
Marcelo
Carlos Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde!
Tenho um cliente que era MEI, fiz a alteração na JUCERJA e o enquadrei como Simples Nacional. Agora o mesmo que ser sócio de uma empresa LTDA. É possível um Empresário Individual fazer parte de uma Sociedade LTDA? Caso tenha havido alguma mudança podem me esclarecer, por favor?
Grato pela atenção!
Att,
Carlos Alberto
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)boa tarde, Carlos
A alteração que voce fez foi de MEI para ME.
Se sim, ele pode ser sócio de sociedade LTDA, e pode enquadrar no SN.
Carlos Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde Adalgisa!
Sim, a alteração que fiz foi para ME (continuando Empresário Individual) e já fiz o enquadramento no Simples Nacional.
Nesse caso, acho que ele está liberado.
Muito obrigado pela atenção!
Att,
Carlos
Claudio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoBom dia a todos!
Tenho um cliente que é sócio de uma empresa optante pelo simples, gostaria de saber se ele pode ter inscrição também como produtor rural?
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia Cláudio
Ele pode ter inscrição de Produtor Rural.
OBS: Só não pode se ele for assentado pelo INCRA. Quem se opõe é o próprio INCRA. Receita Federal e Estado não se opõe.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade