Rene Dourado Frota
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite amigos,
Gostaria de saber se é possivel abrir uma empresa para um fucionario publico???Se ´possivel qual o procedimento???
Desde ja agradeço...
Rene Dourado.
respostas 9
acessos 38.108
Rene Dourado Frota
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite amigos,
Gostaria de saber se é possivel abrir uma empresa para um fucionario publico???Se ´possivel qual o procedimento???
Desde ja agradeço...
Rene Dourado.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa noite Rene.
O Artigo 117, inciso X da Lei 8.112/90 dispõe o seguinte:
"Art. 117. Ao servidor é proibido: (...)
X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005)"
Portanto, o funcionário público pode ser sócio de responsabilidade limitada, mas não pode ser empresário, administrador ou gerente de empresa privada, não pode "assinar" pela empresa, apenas participar com seu capital, não com seu trabalho.
Rene Dourado Frota
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeOk.
Muito obrigado.
Dgomes
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalMas nesse caso ele poderá ter retirada , participar dos lucros ?
Roberta Pimentel
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Olá! Sou servidora pública federal e faço bico de revisora de texto, mas agora estão me cobrando NF. Então não posso abrir uma empresa individual? Como faço para continuar fazendo meu freelance?
Ricardo Julio da Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos HumanosPrezados, bom dia.
Gostaria de saber se o funcionário público municipal pode ser empreendedor individual?
desde já agradeço.
Ricardo Julio
Danielle Lins
Prata DIVISÃO 3 , Advogado(a)Ricardo,
Cabe a mesma legislação acima, não pode não.
Att,
Ricardo Julio da Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos HumanosObrigado Danielle.
Att.,
Marcelo Oliveira Mendes
Ouro DIVISÃO 2 , Relações PúblicasRoberta Pimentel
sugestão pessoal formalize em nome de terceiros.
marcelo
Anderson Pinto Gonçalves
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)boa tarde amigos, minha duvida e no caso do funcionario prestar serviço por meio de contrato, sem ser estatutario ou celetista, desde ja agradeço a ajuda de todos!!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade