x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 5.254

Psicologia e CNPJ

VICTOR LOSACCO

Victor Losacco

Bronze DIVISÃO 2, Psicoterapeuta
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 18:15

psicologia e mei
psicólogo já pode ser mei ?
como deve proceder para se tornar mei, uma vez que o site do simples, e do portal do empreendedor não permite ainda essa opção?

Prof. Dr. Victor Losacco, Psy.D.
Gessieli Haussen

Gessieli Haussen

Iniciante DIVISÃO 2, Psicólogo(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 00:45

Sou psicóloga clínica (atendendo pessoas físicas) e coach (atendendo pessoas físicas e jurídicas). Tenho o CPF dos pacientes e clientes PF e dou recibo a todos.
Para atender clientes PJ precisei abrir uma empresa para dar NF. Abri uma ME de Sociedade LTDA, enquadrada no super simples (CNAE 8599-6/04 ). Assim emito nota para treinamentos de coaching para executivos e líderes.

DÚVIDAS:
Li muitos artigos aqui do site e vi que é possível enquadramento no MEI com o mesmo CNAE 04/06/8599. Sei que os impostos deste tipo de empresa são mais baixos e também não requerem sociedade. Assim:

Pergunta1: É possível mudar a minha empresa para MEI (permanecendo só dando NF para treinamentos de clientes PJ e sem sócios) Isso é o mais vantajoso financeiramente pela tributação?

------
Vi também que no carnê-leao como profissional liberal, é possível (com um livro caixa completo) deduzir despesas (ex: aluguel de sala comercial, telefone, internet, materiais de expediente, contribuição com o conselho da classe e cursos e congressos vinculados diretamente a profissão) e abatê-las no Imposto.

Pergunta 2: Quanto % destas despesas são abatidas?
Pergunta 3: Faz sentido financeiramente permanecer com a empresa (LTDA, OU MEI) e manter a dedução como profissional liberal para clientes PF por causa destes abatimentos?
--------

Neste ano fiz as declarações de Imposto de Renda, tanto da empresa (só colocando no fluxo de caixa receitas das NF emitidas para PJ) e também a minha declaração como profissional liberal (colocando os recibos de todos atendimentos de PF, tanto de psicologia clínica como de coaching para PF).

Pergunta 4: Isso é o mais correto e vantajoso financeiramente a fazer? Eu teria menos impostos se deduzisse os rendimentos de PF de treinamentos também pela empresa?
-------
Não dou NF para os pacientes de clínica, pois o simples não permite. Para consultoria de RH ou psicologia clínica seria necessário ir para o presumido (correto?), mas aumentaria os impostos sobre os rendimentos da empresa. Porém, li que mesmo com o presumido, os impostos são menores do que os sobre serviços prestados por profissional liberal (correto?).

Pergunta 5: Seria então mais lucrativo se eu deduzisse todos os rendimentos como PJ (colocando-a no devido enquadramento) e só tirasse mensalmente pró-labore (inferior a dedução de imposto) e participação nos lucros (que não precisam ser deduzidos (correto?))?

---------
Imagino que as informações que coloquei estejam corretas e claras. Espero que possam me ajudar. Obrigada e aguardo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.