x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 3.736

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:25

Isso vai depender do tipo de assosciação que voce for constituir e qual a previsão estatutária para esse tipo de admissão.

Normalmente a associação de pessoas jurídicas é permitida quando as atividades são afins. Veja o que diz o estatuto.

espero ter contribuido

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
JULIO CESAR R. DE CAMARGO

Julio Cesar R. de Camargo

há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 11:54

Aproveitando o tópico de Associações, gostaria que uma dúvida minha fosse esclarecida...
Fazemos a contabilidade de duas associações sem fins lucrativos. Fomos registrar os livros contábeis dessas associações no cartório o qual registrou seus estatutos e a tabeliã nos passou o orçamento de quanto ficaria.
Estamos perplexos com o preço, ficará em torno de uns 300,00 cada um, sendo que na Junta Com é 18,00 cada livro.
Gostaria de uma orientação quanto a isso, se cabe cobrar um preço tão alto assim...

Desde já, obrigado

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 13:09

João

Creio q seria bom dar uma olhada na tabela de emolumentos e taxas. Nunca vi um registro de livro tão caro. Aqui no sul não é esse valor, não! Vc quis dizer R$ 300,00 mesmo? Não é R$ 30,00, não?

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 14:47

Mas Vinicius, creio q o João só quer registrar os livros, q, como são de pessoa jurídica sem fins lucrativos, devem ser registrados em cartório, não na Junta. O seu exemplo é de uma PJ q visa lucro, é diferente!

João
Dê uma pesquisada na internet, pq creio q as taxas e emolumentos são determinadas por lei estadual (n tenho certeza!). Por exemplo, pesquisei aqui no sul, e o registro de um livro custaria em torno de R$ 29,80.

Se eu estiver errada, me corrijam, por favor!

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 15:38

É bom que tenhamos dúvidas, afinal estamos aqui para trocar conhecimentos e aprendermos juntos.

Bem, a diferença básica entre associação e cooperativa é seu objetivo;

A diferença essencial está na natureza dos dois processos. Enquanto as associações são organizações que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantrópicas; as cooperativas têm finalidade essencialmente econômica.

Enquanto a associação é adequada para levar adiante uma atividade social, a cooperativa é mais adequada para desenvolver uma atividade comercial. Com isso não significa que ela tenha finalidade de lucro, embora muitas vezes possa ter (o que chamamos de superavit) são distribuidos de forma igualitária entre os cooperados.

As cooperativas são sociedades sem fins lucrativos nos termos da Lei 5.764, de 19.

saudações

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
JULIO CESAR R. DE CAMARGO

Julio Cesar R. de Camargo

há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 12:03

Boa tarde, pessoal!

Obrigado Aline e Vinicius pela atenção...

É isso mesmo q a tabeliã nos disse aqui a respeito do registro do livro: na tabela consta o valor de 11,35 só o registro, mas ela alega que cobra por folha o arquivamento + ou - 4,00 cada folha...

E é isso mesmo q a Aline falou: PJ registrada no cartório, só pode registrar os livros no cartório. Dias atrás ligamos na JC e eles disseram q se a empresa não está registrada na Junta, não há porque a mesma autenticar esses livros.

Estaremos entrando em contato com um outro cartório de outra cidade pra ver se o orçamento da tabeliã daqui está correto... Assim q obtiver uma resposta, coloco aqui para esclarecimentos!

Obrigado

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2010 | 15:25

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida cruel, por favor me ajudem!

É possível abrir uma Associação de Lutadores de Boxe, sendo que o espaço disponível é muito grande, com isso abriria-se umas "lojas", todas ligadas ao boxe, sem que houvesse a necessidade de abir CNPJ para cada um? É possível esse tipo de Associação?

Obrigada a todos,

Suenne

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
Mauro Lima

Mauro Lima

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 14:51

Boa tarde a todos !!!

Estou com duvida na alteracao de estatuto de uma associacao. Alguem teria um modelo ao qual poderia estar me baseando?

Obrigado.

Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Mauro Lima: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade