x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 9.487

Dúvidas no preenchimento do DBE. (Retirada do Sócio e Altera

Ana Carolina dos Santos Alves

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 16:49

Boa tarde,

Estou fazendo a Retirada de um sócio, e estou com dúvida no preenchimento do DBE,

Situação Atual do DBE:

- Cliquei no QSA, e no Dados Cadastrais/Situações Especiais;
- Eventos 232;
- Identificação da Pessoa Juridica;
- Identificação do Representante;
-Contabilista;
- QSA; ( Dados Gerais ► 3 Alteração de Dados Sócio/Administrador►49-Sócio-Administrador-► % Capital 100,00%► Capital R$3.000,00).
- QSA (Dados Gerais ► 5 Saída de Sócio/Administrador).
Será que esta correta?
Estou em dúvida se preenchi correto, pois tenho medo de não dá certo, principalmente na parte do QSA.

"A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes”.
-Confucio
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 16:53

Boa tarde Ana Carolina!

Você não menciona, mas imagino que deva ter mais sócios pois senão a empresa ficará como Individual e você também terá que alterar isso.

Então se vai continuar com sócios, Você tem que fazer no QSA a EXCLUSÃO do sócio que esta se retirando e alterar os dados do novo sócio Administrador.

Caso tenha dúvidas, poste novamente

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 17:05

Obrigada,

Eduardo Molinari por me responder, sim a Empresa vai transformar em Empresário, mas isso será o 2º passo. Pois até segundo informações eu tenho que fazer a retirada do Sócio, e depois de Registrado na Junta, dar entrada na Transformação.
Mas estou em dúvida, sobre o preenchimento, do QSA, não sei se esta faltando algo. Estou com muito medo de voltar com exigências.

-Confucio
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 17:11

Faça o seguinte para realizar a exclusão.

No coleta web, selecione "Quadro de Sócios e Administradores - QSA"

Clique em "QSA" e depois acesse "Quadro de Sócios"

Clique em "Novo Sócio"

Selecione na opção Natureza do Evento o item "Saída de sócio/administrador" e finalize com o restante das informações.

Eric Medeiros

Contabilidade
--
Abertura, alteração e encerramento de empresas
Regularização de Pessoas Físicas e Jurídicas
Soluções Contábeis
Manutenção Contábil Mensal
Atendimento em todo Brasil
--
Acesse > https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 17:12

ola Ana Carolina!

Não tenha esse medo não.. é simples...

Vamos direto ao QSA, pois as outras partes estão corretas...

Os eventos que vc citou estão corretos também.... você vai colocar os 100% no sócio remanescente, indica-lo como Sócio Administrador.

Vai efetuar a EXCLUSÃO do sócio retirante e pronto.. não vai ter pendencia não....

obs: se der pendência, é só voce cancelar o DBE e efetuar a correção das pendências listadas.... isso é rápido....

Sds

há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 17:15

Grata, Até o momento, entretanto não esta dando certo,

Conforme, eu falei aqui eu fiz o DBE, porém da indeferido pelo motivo:

RFB Somatório dos valores de capital social dos sócios é maior que o valor do capital social da Empresa.

Não sei como proceder, neste caso por que quando opto: (Saída de sócio/ administrador), não da a opção de colocar o capital. Apenas o sócio que vai ficar na Empresa.

-Confucio
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 16:02

Eduardo Molinari e Eric Pimentel de Medeiros

Estou tbm tentando fazer a exclusão de um sócio minoritário, mas tenho algumas dúvidas:

Após o preenchimento do DBE em caso de Deferimento, preciso apenas entregar a Documentação na JUCESP?
E preciso de assinaturas de todos os sócios (dois no caso), para que essa alteração seja efetuada?
É um caso complicado, onde os sócios já não se falam mais, e não temos mais nem o endereço de uma das partes!

Agradeço desde já a atenção!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5 , Despachante
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 08:53

Prezados, no DBE de transformação não há necessidade de incluir cotas de capital, exclua todos os sócios do QSA. Quando alterar a natureza jurídica 206-2-SOCIEDADE EMPRESÁREIA LTDA para 213-5-EMPRESÁRIO INDIVIDUAL o sistema (coleta web) entende como 100% de capital precisando preencher somente o ítem REPRESENTE perante o CNPJ.

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Marcio Leandro Rosa

Marcio Leandro Rosa

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:02

Bom dia, estou com dificuldade com relação (Associação Privada 399-9 ) só tem um sócio no cnpj que é o presidente, teve uma nova eleição o presidente foi alterado preciso alterar o responsável pelo CNPJ e colocar o atual presidente como único sócio. como deve ser o preenchimento do DBE.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:15

Rafael, bom dia!

Desculpe a falta de conhecimento no assunto. É um caso cheio de particularidades, e confesso não ter embasamento pra isso, minha área é a fiscal rs
É um caso complicado, onde numa ltda os dois sócios não se falam mais, por questões pessoais e uma das partes quer se retirar da sociedade, então não sei bem como resolver o caso.

[email protected]

Alexsandro Martins

Alexsandro Martins

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:46

Marcio Leandro, você deverá Preencher o QSA com o novo presidente e marcar a opção 202- Alteração de pessoa física responsável perante o cnpj e na parte do representante colocar o código 16- Presidente.

Fabiana de Jesus, se você já está com a alteração/transformação em mãos você só precisará da assinatura de um dos sócios no DBE, no caso, o responsável pelo CNPJ o que ficará na transformação, se caso a alteração/transformação não estiver autenticada pela Junta Comercial, os dois deverão assiná-la, para após ser informado na RFB e respectivos órgãos.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 09:56

Não tenho mais o paradeiro do sócio que vai ficar Alexsandro!
É um caso complexo de ser resolvido.
Vou tentar contato com o antigo escritório contábil, que fez a abertura da empresa, para ver se consigo algum contato dele!

Muito obrigada, pela ajuda!

[email protected]

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 13:31

Boa tarde Fabiana

Eduardo Molinari e Eric Pimentel de Medeiros
Estou tbm tentando fazer a exclusão de um sócio minoritário, mas tenho algumas dúvidas:
Após o preenchimento do DBE em caso de Deferimento, preciso apenas entregar a Documentação na JUCESP?
E preciso de assinaturas de todos os sócios (dois no caso), para que essa alteração seja efetuada?
É um caso complicado, onde os sócios já não se falam mais, e não temos mais nem o endereço de uma das partes!

A alteração Contratual, com a respectiva retirada do sócio, o correto é TER as assinaturas do sócio remanescente, o novo sócio, quando for o caso e do sócio que está saindo.
Como você está com dificuldades em "achar um dos sócios, o que você em que fazer é:

1 - Enviar telegrama com A.R. (no minimo 3) no endereço que você tem dele, pois os mesmos irão voltar.
2 - Publicar em Jornal de Grande Circulação da Região, solicitando a presença do mesmo na empresa para tratar de assuntos do interesse dele
3 - Se ele mesmo assim não aparecer, você vai fazer a alteração contratual mas com a cláusula de JUSTA CAUSA e EXCLUIR o sócio.

Quanto aos procedimentos do DBE você segue o que o Raphael passou.

Eu fiz isso aqui em MG e o contrato foi registrado e o sócio excluído.

Não lembro direito agora qual é o Artigo na CF que você tem essa prerrogativa de fazer assim...

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade