x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 25.716

Troca de contador - II

Luciano Hoffmann

Luciano Hoffmann

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 16:45

Boa tarde, colegas participantes do fórum. Abri meu escritório a pouco tempo e hoje me deparei com uma situação ainda não vivida. Tenho um parente que possui uma empresa cliente de outro contador a bastante tempo. E hoje ele conversou com seu contador e explicou que gostaria de trocar de contador, transferindo a contabilidade de sua empresa para eu fazer. O contador, numa atitude intempestiva, a meu ver, disse que eu estou sendo anti-ético, e que pode entrar com uma reclamação no CRC contra mim. O que vocês acham desta situação? Eu não ofereci nenhuma vantagem, não fiz um preço menor e nem nada, simplesmente ele trocará de contador, por não estar contente com o trabalho do contador antigo e por querer "me dar uma força". Gostaria da opinião dos colegas e de que forma posso ser prejudicado e como agir em uma situação dessas. Obrigado.

Hugo Campanha

Hugo Campanha

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 17:16

Olá, ao meu ver, (e está previsto no Codigo do Consumidor) este é que escolhe o produto ou serviço que deseja adquirir.

Se o cliente quer que o Sr. seja responsavel pela escrituração contabil da empresa etc, então ele tem todo o direito.

Caso o outro contador venha ingressar com uma ação judicial, o próprio consumidor irá alegar que estava descontente com os serviços prestados e por tal motivo realizou a troca de contador.

Espero ter ajudado, posso verificar a lei e artigo ao que se refere e postar depois aqui.

abraço =D

Luciano Hoffmann

Luciano Hoffmann

há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 17:40

Antes de mais nada, agradeço pela sua opinião. Concordo com você, Hugo. Só fiquei espantado com a atitude do contador, pois não considero falta de ética oferecer seu serviço seja lá pra quem for. Se conseguires os artigos, agradeço. Só espero que isso não traga problemas ao meu cliente...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 18:32

Pois é Luciano,

Como disse o nosso amigo Hugo Campanha, não existe nenhum impedimento do seu "parente" fazer a troca de contador, pois é um direito dele.
O que ele deve estar atento é em relação ao contrato de prestação de serviços contábeis que ele tem com o contador. Alguns contadores colocam uma cláusula de multa por "mudança de contador". Se houver esta multa prevista no contrato, deverá ser paga para que haja a troca de contador.

Também deverá ser preenchido o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica.

Aconselho também uma lida neste Tópico.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Analista
há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 21:45

Boa noite Luciano,

Isso aconteceu comigo, o antigo contador fez a denúncia no CRC. Os Fiscais do CRC viram em meu escritório fiscalizaram tudo e estava tudo em ordem, contrato de prestação de serviços e o meu contrato os honorários estavam maiores do que o meu cliente pagava para o antigo contador. Verificaram o registro dos meus funcionários, fiscalizaram tudo. Mas não encontraram nada ilegal. Essa fiscalização já tem um ano e ninguém mais me procurou.

Sandra.

Maria Medeiros

Maria Medeiros

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 13:47

Boa tarde Wilson
Estou com a seguinte dúvida. No caso quando a empresa vai mudar de contador, o contador que ela contratando tem que fazer o termo de transferência? Ou é o contador que está perdendo a empresa que deverá fazer? Favor me informar estes procedimentos.

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 16:52

Ele perdeu o cliente e está apelando de todas as formas, eu passei por uma situação parecida mas com uma grande imobiliária de Guarulhos.

Leia todas as cláusulas do contrato e assegure - se de que tudo está nos conformes.

O caso da imobiliária é parecido eles queriam cobrar o valor de um aluguel para realizar um aditamento no contrato, lembrando que a responsabilidade é da Locadora ou do Proprietário, mas eles alegavam que era injusto cobrar do proprietário porque ele era cliente.

Leve uma testemunha ou redija e coloque testemunhas.

Atenciosamente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 12:21

Wellington Batista da Silva

O outro contador tem de passar todas as informações, pastas, senhas e certificados digitais da empresa (cliente) para você. Está no código de ética.

Ele tem que passar todo arquivo que dispor da empresa no escritório não ficando com nada.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 16:19

Olá a todos!

O meu caso é o oposto, meu cliente esta saindo do escritório, isso nunca tinha acontecido antes. Minha dúvida é em relação a contabilidade, como devo proceder ele saiu no final de novembro não esperou o fins do exercício. Agora ficou minha dúvida eu faço o encerramento do exercício em 30/11/2012 e imprimo o diário e razão até esta data e entrego ao novo contador, ou devo fazer outro procedimento como só emitir o balancete?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 16:49

Marcelo

Aguarda o contador novo dele solicitar. Ai você terá ideia do que ele vai precisar.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Darlane Dias Barboza de Souza

Darlane Dias Barboza de Souza

há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 22:54

Boa noite,
Uma duvida, sou nova na área, estou abrindo meu escritório agora, Alguns empresários querem mudar sua empresa para eu contabilizar, qual o procedimento para que essas empresas possam mudar de contador, uma pessoa me perguntou e eu ñ soube responder...
É só pegar a pasta e o contador desvincular o crc dele?

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 08:56

Darlane,

Primeiramente você deve enviar o termo de transferencia da responsabilidade técnica.
Depois você vincula o CNPJ do seu cliente ao seu CRC, para fazer as consultas e outros serviços.

É importante também que o contador antigo entregue todas as declarações do seu período.

FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 13:25

Caros(as) colegas, boa tarde.
Em primeiro lugar, agradeço desde já, a atenção dispensada.
Como sou de certa forma novato, venho pedir orientação a voces.
Fiz a abertura de uma empresa MEI, a cerca de um ano. Tal empresa encontra-se em atividade,mas nao me paga a mais de 6 meses.Pedi ao cliente que procurasse outro escritorio,mas o mesmo nao se importou.
Gostaria de saber se existe algum meio de separar meu CRC de tal empresa, pois na abertura, o site do MEI, nao pede meus dados.
Não sei se minha vinculação a ela existe, ou se for o caso, posso apenas comunicar novamente ao mesmo por escrito, e devolver sua documentação?

Att,

Fernando Azevedo.

Thais Vieira dos Santos

Thais Vieira dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 16:16

Boa tarde!!

Tenho uma dúvida, irei prestar serviços para algumas empresas a partir deste mês de setembro. Minha dúvida é em relação as informações que estavam em poder do outro contador, ele deverá imprimir diário, razão e autenticar até o mês de agosto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade