x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.274

abertura empresa

thiago alves

Thiago Alves

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Domingo | 24 agosto 2008 | 13:15

boa tarde,
estou desenvolvendo um trabalho na faculdade e preciso da ajuda de vcs!!!
precisava saber como era o procedimento de abertura de empresa antes da era informatizada???
quais eram os procedimentos, quais papeis tinham que preencher,quanto tempo demorava...entre outras coisas
por favor quem souber me ajude só esta faltando isso pra eu finalizar meu trabalho
aguardo resposta por aqui ou por e-mail
desde já agradeço

att
Thiago

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 10:27

Thiago,

O procedimento basicamente era o mesmo.

voce deveria levar para junta comercial os contratos, as FCNs comprar as capas de processo com tarja nas cores respectivas e guias para pagamento na papelaria, o preenchimento era normalmente na máquina de datilografia.

Após o registro o DBE tambem era feito através de formulários e até pouco tempo era levado em disquete para a SRF.

vamos aguardar o posicionamento dos colegas que exercem a profissão a mais tempo, até porque quando iniciei na existia o computador, alguns processos não eram informatizados mas ele ja existia.

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
cristina gama

Cristina Gama

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 16:00

Tudo vai depender do tipo de empresa que será aberta.
Supondo que seja uma SOCIEDADE LIMITADA, e que se enquadre nas condições de Micro Empresa:

1º Passo - Consulta prévia de local na Prefeitura
2º Passo - Busca de nome empresarial idêntico ou semelhante no site da JUNTA COMERCIAL
3º Passo - Imprimir o contrato social em 3 vias e dar entrada na JUNTA
4º Passo - Solicitar junto a Receita Federal o CNPJ
5º Passo - Solicitar junto a Receita estadual a Inscrição Estadual
6º Passo - Alvará de licença e funcionamento

Tudo hoje pode ser feito ONLINE. Entrando no site da Receita Federal, vá ao CADASTRO SINCRONIZADO - em Coleta WEB
Nele você preenche o FCPJ, envia, imprime o protocolo de envio e depois de pronto, imprimi a ficha.
Pelo site da JUNTA COMERCIAL você preenche tambem o FCN.

O DBE será liberado após a resposta da Receita Federal.

Raimundo Nonato Bezerra

Raimundo Nonato Bezerra

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 09:57

Comecei a trabalhar com uma entidade sem fins lucrativos e estou sentindo dificuldades em encontrar literatura a respeito. Tenho que abrir duas filiais em outros Estados da Federaração e não sei como fazer, quais procedimentos, documentação etc.
Alguém pode me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade